Sexta-feira 5 de abril fazia exatamente uma semana que a Apple tinha aprovado a versão 3 do aplicativo AppGrátis para iPhone, e aprovado a versão para iPad. Mesmo assim, a Apple removeu o aplicativo do marketplace, deixando 12 milhões de usuários e 45 funcionários do app preocupados.
A empresa tinha sido fundada em 2008 por Simon Dawlatt e recebido no final de 2012 um investimento de US$ 13,5 milhões da Iris Capital e da Orange, Publicis Fund e outros. Estava em um momento bastante promissor de sua trajetória. O modelo da empresa era a curadoria diária de apps. O fundador soube da novidade ao desembarcar no Brasil.
“Eu havia recém chegado a São Paulo, para visitar o nosso escritório local. Após uma exaustiva viagem de 12 horas pela madrugada saindo de Paris, liguei o meu iPhone só para ver mais de 75 ligações perdidas e uma interminável lista de mensagens não lidas. Eu quase desmaiei”, comentou em um texto que publicou recentemente.
As alegações são de que o app infringiu duas cláusulas da AppStore: não enviar marketing direto por push (mas nem chega a enviar, apenas um aviso de que a edição diária já está disponível – apenas para usuários que optaram por receber tal aviso) e uma cláusula estranha que acusa apps de serem parecidos com a própria AppStore. Existem muitos e muitos e muitos aplicativos parecidos com o AppGrátis, em várias línguas, ainda disponibilizados para instalação na AppStore.
AppGrátis ainda funciona normalmente, só não pode ser instalado via AppStore
“Mesmo se o nosso app iOS está momentaneamente indisponível, o seu serviço de recomendação de apps AppGrátis está de pé e funcionando. Se você é parte dos 12 milhões de usuários de sorte que baixaram o nosso app antes de sexta-feira, saiba que ele continuará sendo atualizado todos os dias com novos apps gratuitos e ótimos descontos. O mesmo vale para o nosso website. O mesmo para a nossa newsletter diária. O nosso app iOS pode ter ficado indisponível por uma semana, mas alguns milhões de apps gratuitos foram baixados através do AppGrátis desde sexta-feira.Então, por enquanto, os negócios continuam os mesmos no mundo do AppGrátis”, informou o CEO.
A minha versão do aplicativo – que eu havia instalado anteriormente – continua funcionando sem problemas. Leia mais detalhes no post publicado por Simon.