A Apple reinventou a forma de comprar software para smartphones ao lançar a App Store. Só que o grande problema da loja de aplicativos da maçã é que os rankings que lá existem, os softwares que ficam em destaque, tudo isso são resultado de filtros criados por eles mesmos. Não seria ótimo (parafraseando o Steve Jobs) se a multidão pudesse dizer quais são os melhores apps? Conheça a AppBox.
O criador do AppBox é estudante de Ciência da Computação Leandro Alonso, conhecido na blogosfera pelo seu blog Leandrow. O serviço está em inglês – para atingir o mercado mundial – e contém em sua base mais de 20 mil aplicativos divididos em categorias e classificados de acordo com os votos da multidão.
Você procura um aplicativo e se gostar vota no botão “iLike!” e pode baixar diretamente da App Store. Há separação dos programas pagos dos gratuitos e uma pequena descrição de cada um deles.
Testei no iPhone e, apesar do site ainda não ter uma versão customizada para o Safari mobile, funciona perfeitamente. Cliquei em um app e ele foi baixado em seguida.
Além do Leandro outra pessoa faz parte da equipe do AppBox, o Thássius Veloso, que teve o papel de testar e ajudar em alguns detalhes assim como divulgar a ferramenta para quem pudesse se interessar.
Futuramente há planos de integrar a AppBox com sites que fazem análise de aplicativos para iPhone e também incluir vídeos dos softwares para facilitar a escolha.
A ideia é legal e útil para quem tem um iPhone e resolve um dos problemas que está acontecendo em todas as áreas que é o excesso de informação. Com os filtros feitos pela multidão podemos separar facilmente o joio do trigo.