Lembram da startup que venceu a etapa regional sul-brasileira da competição global da IBM, depois a etapa nacional, e foi competir na final em Nova York? A Getway Tecnologia, fundada pelo publicitário Guilherme Masseroni e pelo tecnologista Tiago Rodrigues recebeu recentemente a entrada de uma investidora que, além de sócia, faz parte também como diretora: Cristiane Mendes. Logo após, a startup ingressou no sistema de incubação do Cietec.
Antes de entrar na Getway, a também publicitária Cristiane tinha vendido por algumas dezenas de milhões de Reais sua empresa de monitoramento do varejo, chamada Shopping Brasil, para a IFR Monitoring (integrante do grupo de pesquisa de mercado GfK). A diferença é que antes, a empresa que Cristiane criou em 2001 e manteve até 2011 botava pessoas para monitorarem “share de anúncio” e “share de presença em ponto de venda”, e a GetWay, onde agora ela atua como diretora de operações, usa software para monitorar “market share”. Em outras palavras, a experiência de Cristiane na Shopping Brasil consistiu em parametrizar informações pré-venda, e a GetWay faz agora com que Cristiane parametrize informações de vendas realmente feitas.
O que antes era uma hipótese sedutora (fazer uma integração leve no sistema que já funciona nos pontos de venda e vender a inteligência sobre isso) e virou um protótipo funcional instalado em alguns clientes beta (e passou por diversos testes feitos pela IBM), agora está ganhando estrutura operacional com alto conhecimento de mercado e abertura em um número de clientes de médio e grande porte.
Antes da entrada de Cristiane, a Getway já contava também com o sócio investidor anjo Paulo Luzio e com o sócio acelerador Semente Negócios. A incubação no Cietec também acrescenta à trajetória da empresa, que já passou por uma incubação externa na PUC-RS, em função de ter recebido o Finep Prime. “A Cristiane trás uma bagagem absurda para a GetWay, além de uma rede de contatos fantástica, investimento e possíveis investidores, acredito que seja um perfil de sócio realmente desejado por startups. Ela fez uma empresa do zero que competia de frente com a Nielsen no Brasil e foi a compra da sua ex-empresa que permitiu que uma das quatro grandes do mundo de pesquisa mundial (GFK) conseguisse entrar no Brasil. Estamos muito felizes, nestas últimas semanas a Cris trouxe muita coisa nova, inclusive alguns contratos novos”, declarou Masseroni, o CEO.
Conversei duas vezes com a empreendedora-investidora-executiva: uma vez para conhecer sua trajetória dela e visão do mercado, outra vez sobre o momento da GetWay. Eles podem estar no caminho certo. “Com o sistema da Getway Tecnologia, o cliente enxerga o share dele no estabelecimento e na categoria do produto, pode até saber se há players que também tem shares significativos. A maior parte dos clientes quer botar esta informação dentro do seu BI, quer manipular a informação. Trabalhamos com os dois extremos, com o dashboard, os dados mais rápidos, e também com o cruzamento com os outros indicadores. A informação de retorno do investimento em marketing e propaganda é uma das melhores formas de utilizar a ferramenta”, posiciona Cristiane, depois de me explicar com a profundidade e clareza de quem detém uma pós-graduação em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, mais a experiência de ter criado e vendido um negócio de verdade, mais a empolgação de ter encontrado a próxima coisa interessante, a evolução do seu próprio campo de atuação.
Assista aos vídeos para entender melhor para onde o big data da Getway está levando o varejo brasileiro.