Líderes sociais, ambientais e econômicos reúnem-se em Copenhagen para discutirem como tornar o desenvolvimento humano mais sustentável para o planeta. Significa dizer que existem déficits, falhas que a humanidade vem cometendo com relação a atividades ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.
Enquanto isso, o resto da humanidade continua em suas cidades, tomando a cada momento, coletiva e individualmente, atitudes que implicam em efeitos positivos ou negativos neste quadro. Como podemos ter uma noção melhor do que realmente estamos fazendo? Bem, existe um mashup colaborativo que vem sendo adotado por cidadãos e organizações. Ele permite que cada um mapeie o que anda fazendo por um mundo melhor.
|
Recebi o aplicativo pela Marina Miranda, agente Peabirus, que usa conteúdo para conectar pessoas com interesses em comum e energizar atividades conjuntas. O aplicativo certamente não é uma obra prima – nem em aparência, nem em sofisticação tecnológica e talvez nem em eficiência. Certamente não levou muito tempo para ser desenvolvido, mas também não leva muito tempo para as pessoas usarem e espalharem.
Soluções simples como esta existem aos montes por aí, cada uma posicionada para proporcionar determinado tipo de valor. São com certeza bons exemplos do que os empreendedores tecnológicos e os sociais podem fazer juntos. E servem para, pelo menos, demonstrar o potencial que a Internet tem de mobilizar pessoas em torno de interesses em comum.
Vale lembrar que o Antônio Carlos Amorim, outro agente Peabirus, está participando do encontro em Copenhagen e se disponibilizou a representar interesses brasileiros. Você tem alguma mensagem para agregar às discussões? Alguma dúvida? Curiosidade? Exemplo? Dica? Deixe nos comentários!