Funciona muito bem em Recife há pouquíssimos dias, mas um dos envolvidos na ideia me garantiu que o aplicativo pode ser usado em qualquer parte do Brasil, tranquilamente. Estou falando do Beer Up, aquele aplicativo que foi desenvolvido durante o final de semana do Startup Weekend lá na capital pernambucana, cujos resultados a gente noticiou logo aqui.
O app funciona por geolocalização: onde quer que você esteja, usuários e bares interagem sobre os estabelecimentos da região em que você está para outorgar marcas de cerveja, preços e até a temperatura da cerveja em questão. É gratuito a todos os usuários – mas eles já pensam em criar um grupo específico que assine e possa ganhar cervejas gratuitamente em alguns estabelecimentos.
No evento, 11 empreendedores de diversas origens – marketing, desenvolvimento, administração, design – se juntaram para consolidar o app, inicialmente ao idealizador Francisco Pimentel. Mas, claro, pôr em prática foi uma tarefa feita pela equipe, que se pulverizou e percorreu bares a fim de conversar com clientes, fornecedores e validar a ideia.
Eu conversei por Skype com o Gerson Ribeiro, um dos membros da parte de marketing da iniciativa. “Acho que a sinergia deu certo por serem pessoas de áreas diferentes”, disse. “A gente está muito empolgado com o desenvolvimento e com os resultados. Achamos que o negócio está crescendo muito rápido, todos querem levar isso adiante.”
A empresa ainda não está consolidada, mesmo assim, depois do sucesso na edição pernambucana do Startup Weekend, o app ganhou um ano de incubação como prêmio, além de conversas com consultores. Para os adeptos da cevada, vale testar o funcionamento.