Lá fora (EUA principalmente) muitas aplicações para o Twitter surgiram para fazer de tudo um pouco. Desde monitorar mensagens até mecanismos de busca como o Summize, posteriormente adquirido pelo Twitter e integrado ao serviço.
Aqui no Brasil esse mercado é tímido. Talvez tenhamos poucos usuários do serviço, talvez só temos ideias para brincadeiras polêmicas, não sei. Mas é possÃvel sim criar aplicativos interessantes e que seja úteis ao mesmo tempo.
Um dos aplicativos brasileiros que encontrei foi o Atmosfera. Lá deveríamos encontrar dicas de como está o tempo em algumas cidades do Brasil e do mundo. Mas o aplicativo está abandonado, não “pegou”, podemos dizer assim.
Outro recente é o Twitter Na Cama , uma brincadeira engraçada até, mas que muita gente preferiu ignorar devido à polêmica gerada.
Em geral as aplicações que levam o Twitter em consideração não são muito úteis, daí a razão de não se tornarem de uso regular. Outro exemplo deste tipo é o A-Ha, que pegava todas as citações ao show da banda Radiohead e trocava a palavra por A-Ha. Por acaso essa banda também dará as caras no Brasil.
De ontem pra hoje surgiu o migre.me. Está tendo um bom uso pela twittosfera brasileira que gostou da novidade e foi tema do post anterior.
Um dos mais interessantes atualmente é o Adbird, da boo-box, que usa conceitos de não intrusão para oferecer dicas e anúncios no Twitter que você ache relevante. Também já falei dele aqui no Startupi .
Gostaria de ver mais e mais mashups não são com o Twitter, mas com outros serviços que disponibilizam suas APIs. Qual é o próximo?