Por Bruna Galati
O anywhere office é uma modalidade de trabalho que permite que os colaboradores realizem suas atividades profissionais de qualquer lugar, utilizando tecnologia e acesso à internet para se conectar. O formato ganhou popularidade por permitir um trabalho flexível e adaptável aos desafios e necessidades atuais do mercado de trabalho.
Na Kstack – especializada na oferta de soluções digitais e hunting de profissionais de TI –, por exemplo, entre janeiro e setembro de 2022, 82% dos candidatos para o cargo de desenvolvedores declinaram às vagas híbridas e presenciais. Muitos só aceitam ouvir a proposta e participar do processo seletivo da empresa se o formato for 100% remoto.
Mas como garantir uma cultura forte em uma empresa que aderiu esse regime? Para responder à pergunta, o Startupi convida Carla Esteves, Co-CEO da Cia de Talentos, para participar do “How to…” da semana.
Por que aderir o anywhere office?
Para a Co-CEO, uma das principais vantagens de aderir o anywhere office em uma empresa é a flexibilidade de poder trabalhar de diversos lugares, estar mais perto da família e, muitas vezes, contribuir para o equilíbrio entre o trabalho e as necessidades individuais.
“Essa flexibilidade pode aumentar a produtividade das pessoas porque permite que elas consigam fazer adaptações importantes em sua rotina. Além disso, ao trabalhar de qualquer lugar, as pessoas economizam tempo com o deslocamento”, afirma Carla.
Entre as vantagens para as empresas, Carla cita o acesso a talentos que não necessariamente vão até o local de trabalho, ou seja, passa a ter a possibilidade de contratar colaboradores espalhados pelo mundo. A diversidade no time também pode ter um avanço com essa modalidade.
Outro benefício é a redução de custos associados ao espaço de trabalho, como aluguel, manutenção do espaço, energia, entre outros.
A produtividade pode ser afetada com o regime anywhere office, mas segundo Carla, não é uma regra. “Tem pessoas que são mais produtivas quando têm flexibilidade no trabalho, gostam de modelo home office ou anywhere office. Mas tem quem se concentre melhor no escritório e prefira a interação presencial.”
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Quais são os pontos negativos do anywhere office?
Embora tenham lados positivos, há pontos a serem cuidados. Começando pela sensação de isolamento e de falta de pertencimento. “A pessoa se sente distante do trabalho e de colegas. Isso pode provocar dificuldade de comunicação entre o time, já que as conversas face a face passam a ser menos frequentes”, explica Carla.
A gestão remota também pode ser desafiadora para alguns gestores que sentem dificuldade em acompanhar o desempenho da equipe, fornecer feedback à distância e de garantir alinhamento em relação aos objetivos e metas da empresa. Também é preciso fazer com que profissionais em início de carreira aprendam diariamente, mesmo que em lugares distintos.
Outro ponto a ser avaliado é a dificuldade de colocar limites e conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional. “Por estar em casa ou em algum outro lugar que não o escritório, é comum as pessoas acabarem trabalhando por muito mais horas.”
Além disso, a dependência a tecnologia também pode aumentar, visto que as pessoas em anywhere office passam a trabalhar quase que 100% do computador e/ou do celular.
“Assim como qualquer modalidade, existem pontos de cuidado e atenção que precisam ser geridos e que podem ser minimizados com treinamentos, uso de ferramentas, compartilhamento de premissas, rituais que fortalecem a cultura, etc. É importante mapear as necessidades de cada equipe para conseguir planejar gestão, aprendizagem e também as entregas”, afirma Carla.
Qual o papel do RH na adoção da cultura anywhere office?
Carla cita cinco preparos importantes feitos pelo RH para gerar cultura em uma empresa dentro do regime anywhere office:
Preparação dos times
É importante que área de Pessoas e Cultura, e quem tem cargos de gestão, apoiem todo o time. Isso pode incluir fornecer treinamento sobre as ferramentas de colaboração online, políticas e procedimentos para trabalhar remotamente, e promover uma comunicação clara sobre as expectativas e responsabilidades em relação ao trabalho remoto. Outro papel importante é o de criar e manter rituais que enderecem e fortaleçam aspectos importantes da cultura.
Capacitação da liderança
A liderança desempenha um papel crucial na adoção da cultura de anywhere office e o time de Pessoas e Cultura (RH) pode fornecer treinamento e apoio às lideranças para desenvolver habilidades de liderança remota, como a gestão do desempenho virtual, o estabelecimento de expectativas claras, a promoção da colaboração virtual e o incentivo à motivação e engajamento das pessoas colaboradoras que trabalham no remoto.
Alinhamento com a gestão
Se o anywhere office faz parte da cultura da empresa, é importante que a gestão esteja alinhada com isso, o que pode incluir a definição de políticas e procedimentos claros relacionados ao trabalho remoto, a criação de diretrizes para o monitoramento do desempenho remoto, e a promoção de uma cultura de confiança para garantir que todo mundo, independentemente de sua localização, seja tratado de forma justa e igualitária.
Gestão da mudança
A transição para a cultura de anywhere office pode envolver mudanças significativas na forma como as pessoas trabalham e interagem. O time de pessoas (RH) desempenha um papel importante na gestão da mudança, fornecendo suporte emocional e prático, ajudando a lidar com preocupações e resistências à mudança, e promovendo uma mentalidade de adaptação e aprendizado contínuo.
Políticas e benefícios
O RH é responsável por revisar e atualizar as políticas e benefícios relacionados ao trabalho remoto para garantir que sejam adequados à cultura de anywhere office. Isso pode incluir políticas de trabalho flexíveis, diretrizes de uso de ferramentas de colaboração online, benefícios relacionados à saúde e bem-estar das pessoas colaboradoras, garantia de que elas tenham acesso a recursos e suporte necessário para realizar suas tarefas de trabalho de forma eficaz.
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