* Por Caio Nogueira
O marketing digital pode parecer muito complicado para algumas pessoas, mas, na verdade, a maioria dos esforços são voltados para duas categorias: anúncio pago e pesquisa orgânica – ou seja, anúncios PPC e SEO.
E embora seja bom ter recursos ilimitados para jogar em ambos, sabemos que isso não é realidade. Infelizmente, isso significa que as empresas ficam imaginando qual é a melhor opção.
Vamos imaginar a seguinte situação: uma loja de brinquedos educativos – que tem um nicho mais focado – ainda não está na internet, mas essa é a melhor oportunidade para ela conseguir novos clientes. Ela decidi criar um site de vendas online e agora precisa obter um bom posicionamento em motores de busca (como o Google).
E agora, ela precisará investir em anúncio pago ou pesquisa orgânica? Até chegar no final do artigo você compreenderá que a melhor opção é combinar as duas estratégias. Porém, é importante compreender como cada uma delas funciona e quais são seus prós e contras.
Continue a leitura para saber mais sobre os dois métodos e assim conseguir determinar a melhor maneira de destacar seu negócio na internet!
O que é anúncio pago?
Como o próprio nome sugere, o método de anúncio pago – também conhecido como marketing pago – é sempre que você paga por anúncios ou cliques para direcionar o tráfego da internet para seu site, uma determinada página, um perfil de mídia social, etc.
Você pode utilizar o poder do marketing pago por meio de plataformas como Google, Facebook, LinkedIn, Instagram e outras opções de PPC (pagamento por clique). De forma resumida, você estará investindo dinheiro para receber visitas em seu site.
O que é pesquisa orgânica?
A pesquisa orgânica – também conhecida como marketing orgânico ou marketing de entrada – é tudo o que você faz para que os clientes encontrem seu negócio de forma natural, e não através de ferramentas de marketing pago.
Embora existam vários métodos diferentes para atingir seu público-alvo organicamente, tudo se resume à qualidade, força e extensão do seu SEO (técnicas de otimização de site).
Blogs, conteúdo do site, vídeos, estudos de caso e publicações nas mídias sociais são exemplos de marketing orgânico.
Principais diferenças entre anúncio pago e pesquisa orgânica
Além da questão óbvia – você gasta dinheiro diretamente em anúncio pago e não em orgânico – há várias outras diferenças entre os dois. É importante compreender como o marketing pago e o orgânico diferem para que você possa escolher o melhor caminho para alcançar seus objetivos.
Uma estratégia de anúncio pago geralmente é usada para resultados rápidos ou venda difícil. Você está “enviando” conteúdo ao seu público-alvo para trazer visitantes para alguma página com o objetivo de convertê-los para clientes.
Por outro lado, a estratégia de SEO – pesquisa orgânica – é cultivada por um longo período de tempo. As táticas são autênticas, naturais e baseadas em valores; você está construindo valor para sua marca e autoridade no setor com seus clientes.
Agora, compreenda melhor quais são os prós e os contras de cada estratégia de marketing.
Prós e contras do anúncio pago
O anúncio pago proporciona ótimos resultados para muitas empresas, com pontos fortes que podem ser muito atraentes.
Prós:
– Resultados rápidos, o que o torna bom para objetivos de curto prazo e campanhas temporárias;
– Alcance garantido (mas não resultados garantidos);
– A segmentação específica permite encontrar os potenciais clientes do nicho e atraí-lo em um nível mais pessoal e relacionável;
– Dados e resultados facilmente mensuráveis;
– Configuração rápida e manutenção bastante fácil;
– Você pode encontrar imediatamente seu público-alvo em qualquer plataforma que ofereça publicidade paga.
Contras:
– Você paga por cada clique, independentemente se o visitante converterá ou não;
– Depois que parar de pagar, o tráfego e as fontes “secam”;
– Não é uma estratégia de longo prazo, que pode induzi-lo a uma mentalidade de solução rápida;
– Normalmente, você receberá menos cliques, já que cerca de 70-80% dos usuários ignoram os anúncios pagos e se concentram nos resultados orgânicos;
– O uso de bloqueadores de anúncios torna mais difícil alcançar se público.
Objetivos comuns:
O anúncio pago é adequado para objetivos mais orientados para vendas, como:
– Atingir objetivos de vendas específicos;
– Obtenção de resultados quantificáveis;
– Atingir um ROI sólido;
– Anunciar uma promoção ou campanha temporária;
– Divulgar o lançamento do seu novo produto;
– Superando os concorrentes em resultados pagos porque seu marketing orgânico ainda não entrou em vigor.
Prós e contras da pesquisa orgânica
A pesquisa orgânica tem pontos fortes que se encaixam em muitas estratégias de marketing e consegue obter excelentes resultados, desde que seja bem realizada.
Prós:
– Não há limite para quantas pessoas você pode alcançar;
– Os pagamentos são distribuídos ao longo do tempo;
– SEO é uma solução a longo prazo que pode continuar a trabalhar a seu favor nos próximos anos, desde que você o acompanhe e atualize;
– Maior flexibilidade e mais liberdade para ser criativo e exclusivamente você;
– Você pode comercializar em todos os canais imagináveis, do Google ao YouTube;
– Com base no esforço anterior, seu investimento continua aumentando com o tempo.
Contras:
– Você tem menos controle sobre quem está segmentando do que com anúncios pagos;
– O SEO orgânico pode levar meses de trabalho antes de você começar a ver resultados reais;
– Não é uma vitória garantida – especialmente se você não aplicar o método corretamente;
– Seu sucesso depende de mais variáveis do que as pagas;
– Requer um certo nível de conhecimento e manutenção constante para atingir seus objetivos;
– Você deve estar pronto e disposto a se adaptar às mudanças frequentes no cenário digital ou contratar uma agência preparada para te ajudar.
Objetivos comuns:
O marketing de pesquisa orgânica é mais adequado para fins de criação de marca, como:
– Melhorar sua classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa para obter melhor visibilidade online.
– Educar e converter os leitores do blog para estabelecer credibilidade.
– Ganhando tráfego qualificado para seu site e outros ativos online.
– Promovendo interações autênticas com os clientes.
Combinação de anúncio pago e pesquisa orgânica
Depois de saber mais sobre anúncio pago e pesquisa orgânica, fica claro que um não é melhor que o outro. Embora um método possa servir a um determinado objetivo agora, é provável que você use o outro método posteriormente para obter resultados ainda melhores.
Cada um deles serve a um propósito importante. A melhor estratégia é combinar esses dois métodos para obter o melhor dos dois mundos, em vez de escolher apenas um deles. Cada vez mais, vemos que uma das formas mais potentes de publicidade é o excelente conteúdo (uma tática orgânica). E anunciar um ótimo conteúdo (uma tática paga) ajuda a propagá-lo.
Portanto, use o marketing pago para melhorar seus anúncios e use o marketing orgânico para aumentar o alcance de seus esforços orgânicos. É uma combinação perfeita e que só ajudar o seu negócio a alcançar bons resultados.
Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e que pelo menos algumas das suas dúvidas sobre o assunto tenham sido esclarecidas!
Caio Nogueira é cofundador da UpSites, uma agência de criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.