O avião que transportava Anna Ramos Saicali, ex-diretora da Americanas, aterrissou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira. Suspeita de envolvimento em fraudes contábeis na empresa, Saicali foi direcionada por uma pista lateral para a sala da Polícia Federal (PF), onde entregou seu passaporte.
As investigações apontam que Saicali e o ex-CEO Miguel Gutierrez, preso e solto em Madri, foram os principais responsáveis pela fraude de mais de R$ 25 bilhões nos balanços da Americanas. A Operação Disclosure, iniciada na última quinta-feira pela Polícia Federal, visa esclarecer a participação de ex-executivos da Americanas em fraudes contábeis.
Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Além dos pedidos de prisão, foram emitidos 15 mandados de busca e apreensão, e o sequestro de bens e valores dos ex-diretores, totalizando mais de meio bilhão de reais. As prisões não foram cumpridas inicialmente devido aos suspeitos estarem fora do país.
O Ministério Público Federal informou que a operação é resultado de investigações iniciadas em janeiro de 2023, após a empresa comunicar inconsistências contábeis e um rombo patrimonial estimado em R$ 20 bilhões. As autoridades identificaram fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) e operações de risco sacado.
A Polícia Federal também apura crimes de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!