Lembra que alertamos sobre a Google lançar o SDK? Hoje, Sundar Pichai, Vice-Presidente Sênior para Android, Chrome e Apps anunciou no blog oficial do Android o que a Google chama de Projeto Android Wearables, com o objetivo de intensificar o desenvolvimento de tecnologias que podem ser vestidas – começando por relógios. O post não se aprofunda nas expectativas sobre um smartwatch da própria Google a ser produzido pela Morotola.
O sistema operacional prevê funcionalidades informacionais, de alertas e notificações (especialmente de monitoramento de saúde por meio dos apps que a pessoa utilizar), um assistente virtual por voz (você pergunta alguma coisa e ele procura a resposta – tipo o Google Glass e até mesmo a Siri, da Apple) e controle remoto de outros dispositivos (telefone ou TV).
Desenvolvedores já podem acessar developer.android.com/wear e fazer download de um pacote de preview para customizar e experimentar. A empresa declara que já está trabalhando com fabricantes de eltrônicos como Asus, HTC, LG, Motorola e Samsung; fabricantes de chips como Broadcom, Imagination, Intel, Mediatek e Qualcomm; e marcas de moda como Fossil Group.