Depois de 3 anos de sucesso atuando como empresa de serviços no mercado de aplicativos sociais, a Amanaiê muda seu foco para o desenvolvimento de produtos e passa a se chamar Sociably.
No início de 2008 a Amanaiê surgiu com uma visão clara: atuar no mercado de aplicativos sociais. Era uma aposta muito arriscada, pois somente no meio daquele ano o Orkut deveria abrir sua plataforma e não havia ainda benchmarks internacionais de sucesso que servissem de referência.
Chegando tão cedo a este mercado, optamos por oferecer serviços de criação e desenvolvimento de aplicativos em vez de criar aplicativos para o usuário final.
Com esta estratégia poderíamos conhecer bem o mercado e gerar uma boa rede de relacionamentos corporativos enquanto fazíamos o trabalho de evangelização da nova ferramenta. Também dominamos as tecnologias envolvidas enquanto recrutávamos um bom time de talentos. Além disso, aproveitamos a larga experiência dos sócios na área de criação e desenvolvimento web enquanto faturávamos desde o início, em vez de depender de seguidos rounds de investimento.
Em pouco tempo a Amanaiê saiu de uma ideia para a melhor opção do mercado brasileiro para a criação e desenvolvimento de aplicativos para publicidade e branding em redes sociais, atendendo agências e clientes como AmBev, Yahoo, Flickr, UOL, Pagseguro, IdeiasNet, Rede Globo, mpm, Repense, chegando ate a ter clientes internacionais como a bandeira de cartão de crédito Discover Card nos EUA.
Marcando o nosso caráter inovador, a Amanaiê foi citada pelo New York Times, através do blog especializado em startups inovadoras VentureBeat, como a próxima fronteira da publicidade social.
Nosso projeto mais recente foi também o de mais sucesso em todos os sentidos: uma campanha para a operadora TIM criada com a agência Espalhe teve como ação central um aplicativo social. Sendo instalado por mais de 200 mil usuários no Orkut e facebook e gerando milhões de impactos entre amigos dos usuários, esta ação fica certamente entre os maiores cases de sucesso de campanhas de publicidade com aplicativos do mundo.
Entretanto, como sabíamos desde o início, oferecer serviços não é um modelo de negócio que escala na velocidade que uma startup precisa crescer, porque os custos aumentam junto com a receita.
Para não cair nesta armadilha era preciso aumentar a produtividade na proporção em que a demanda também aumentava. Sabendo disso, investimos pesado em tecnologias próprias para aumentar a produtividade. Criamos um framework que reduziu drasticamente o nosso custo e tempo de produção enquanto a verba de cada projeto só aumentava na medida em que o mercado amadurecia.
Agora, como um próximo passo natural, estamos desenvolvendo produtos a partir desta nossa tecnologia, e assim esperamos crescer nos próximos anos a um ritmo bem mais acelerado expandindo para o mercado internacional de aplicativos sociais. Além dos fundadores da Amanaiê, Michael Nicklas e Gilberto Jr, entram também como sócios neste novo negócio Carlos Brando e Juarez P. A. Filho, que já atuavam como desenvolvedores no time da Amanaiê.
Com esta mudança, a Amanaiê como empresa de serviços deixa de existir e nasce uma nova empresa: Sociably.
Texto de Gilberto Jr. reproduzido daqui.