O Brasil é, em sua grande maioria, ainda um país de baixa renda média familiar. Cerca de 85% das famílias (ou 170 milhões de pessoas!) são das classes C, D ou E, o que significa que vivem com até cerca de R$ 25,00 por dia por pessoa. Não é a toa que é uma população mal servida, mesmo nos serviços mais básicos, como educação, saúde, moradia e acesso a finanças.
Como toda ineficiência ou gap de mercado, essa também apresenta enormes oportunidades para empreendedores antenados e motivados em criar soluções para melhorar a vida dessa população. Há alguns anos, a Vox Capital era o único fundo investindo nesses negócios. Hoje, já são cerca de 10 fundos nacionais e estrangeiros investindo em negócios com impacto social no Brasil. Ou seja, já existe muito capital interessado nesse tipo de empreendimento.
Para que o negócio realmente tenha impacto, ele deve resolver algum problema real que a “base da pirâmide” populacional vive. Na Vox Capital identificamos algumas oportunidades nos nossos setores-foco e trazemos abaixo um resumo delas, pois adoraríamos ver mais empreendedores desenvolvendo essas soluções.
Saúde:
- Facilitação do acesso a serviços de saúde – ampliação do acesso à informação, eHealth, mHealth;
- Qualificação da oferta pública – capacitação profissional, tecnologias para aumento da eficiência na gestão e na oferta de serviços SUS;
- Complementação da oferta pública – clínicas de baixo custo, agendamento, assistência medica domiciliar
- Serviços e produtos voltados para a prevenção – gerenciamento de pacientes crônicos e de programas de qualidade de vida, nutrição e acesso a informação.
Educação:
- Melhoria da qualidade da educação básica da rede pública – tecnologias assistivas e complementares à sala de aula, recursos de gestão administrativa e educacional e capacitação de professores e educadores;
- Acesso a educação técnica e profissionalizante – foco em cursos da área industrial e com foco em geração de emprego e renda.
Serviços Financeiros:
- Portfólio de produtos financeiros desenhados para a necessidade do público de baixa renda – crédito, seguros e poupança;
- Modelos de distribuição que atendam à necessidade da população – mobile, correspondentes bancários, e-wallet
- Educação financeira – soluções para redução do endividamento e sua prevenção.
Habitação:
- Projetos habitacionais desenhados para Minha Casa Minha Vida, incluindo desenvolvimento de comunidades e qualidade de vida;
- Modelos de financiamento para reforma e auto-construção.
Esse é apenas um recorte que desenvolvemos nos quase 5 anos de operação da Vox Capital, buscando negócios em saúde, educação, habitação e serviços financeiros. É evidente que existem outras oportunidades com grande impacto nesses e em outros setores. De qualquer forma, está claro que empreendedores que querem deixar sua marca e fazer do Brasil um melhor lugar para todos tem muito espaço de atuação e um público enorme que pode se beneficiar de seu poder de inovação e execução.
Agora, mãos à obra!
Foto: JamesArnold/Flickr