A Itaro.com.br (que antes funcionava como Smart Pneus), anuncia rodada inicial de investimentos da Simile Venture Partners (um fundo russo com capital semente de super anjos), em conjunto com Rising Venture (fundo baseado em Singapura, que já fez investimento no Brasil, na EmpregoLigado) e Unique Partners (de Kai Schoppen, co-fundador do BrandsClub, e Florian Otto, co-fundador do ClubeUrbano/Groupon Brasil).
Com o investimento, a empresa pretende ampliar sua atuação no cenário brasileiro, com venda de pneus e autopeças multimarcas pela internet e serviço de instalação em oficinas conveniadas. Atualmente, a Itaro possui parceria com 300 oficinas na cidade de São Paulo, mas a expectativa é chegar a mil estabelecimentos em todo o Brasil até o final de 2013, ano em que espera um faturamento de R$ 10 milhões.
Fundada em agosto de 2012 pelo empresário alemão Jan Riehle, a Itaro pretende unir a praticidade da compra de pneus e autopeças via internet com a segurança da contratação de serviço de instalação em oficina conveniada, próxima ao cliente e de sua confiança. A empresa oferece pneus de diferentes categorias e modelos, das 10 principais marcas do mercado brasileiro, mas existem planos de trabalhar com uma linha completa de produtos, autopeças e acessórios para diferentes tipos de veículos, desde motos e carros a caminhões e máquinas agrícolas.
“Este modelo que trouxemos para o Brasil pretende, de forma sinérgica, unir o mundo on-line com o off-line. É um sistema novo para o segmento automotivo brasileiro, que visa trazer praticidade e agilidade para a conservação e manutenção de veículos”, explica Jan Riehle, fundador e CEO da Itaro. “Antes de serem cadastradas em nosso site, as oficinas passam por uma análise criteriosa, para garantir um padrão de qualidade aos serviços”, complementa. Ao acessar o site, o usuário pode buscar e escolher produtos de diferentes marcas. Em seguida, ele seleciona uma das oficinas parceiras e agenda um horário para a instalação. A autopeça adquirida é entregue diretamente na oficina escolhida. O cliente leva seu carro até lá no horário agendado e o serviço é realizado. “A ideia é oferecer uma solução completa e prática. Nossa logística de operação vai facilitar o processo de compra e instalação de peças automotivas”, explica Riehle.
“O comércio on-line nesse segmento é um mercado bastante promissor em países em franco desenvolvimento como o Brasil. Na Europa, existem players com mais de 10 anos de atuação e faturamento que chega à casa dos bilhões. Por isso, vemos uma grande oportunidade de crescimento da Itaro por aqui”, explica Riehle. Em 2011, o mercado de pneus novos faturou R$ 9,6 bilhões e chegou a produzir 66,9 milhões de unidades, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. Já o setor de reposição automotiva movimentou R$ 73 bilhões em 2011, conforme dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores.
Jan Riehle – Fundador e CEO
Jan Riehle, 34, é o fundador e CEO da Itaro.com.br. Nascido na Alemanha, onde fundou uma das maiores agências de marketing on-line do país, possui MBA pelo Institut Européen d’Administration dês Affaires – INSEAD e dois Mestrados em Ciência. Foi Diretor da Springstar Brasil, incubadora de empresas de internet alemã e Vice-Presidente de uma empresa de Location Based Services na Suíça, além de ter atuado no ClickOn e Brandsclub e cofundado a eÓtica e a OndaLocal.
Sobre a Itaro
A Itaro.com.br é a primeira oficina virtual do Brasil que combina venda de pneus e autopeças multimarcas pela internet com o serviço de instalação em oficinas conveniadas. Fundada em 2012, pelo empreendedor alemão Jan Riehle, a empresa espera faturar R$ 10 milhões em 2013. A Itaro.com.br oferece pneus de diferentes categorias e modelos, das 10 principais marcas do mercado brasileiro e existem planos de oferecer uma linha completa de produtos, autopeças e acessórios para diferentes tipos de veículos, desde motos e carros a caminhões e máquinas agrícolas.