Hoje pela manhã estive no coworking comunitário que a Fiap e a Singularity University mantém na Av. Paulista para conhecer um projeto que a Intel já realizou em outros países e agora traz ao Brasil. Em parceria com a Fiap, a companhia de tecnologia lançou o “The Tomorrow Project Brasil”, braço local do projeto de exploração do futuro por meio da arte e da ficção, que já é realizado em países como Estados Unidos e Inglaterra.
O objetivo do projeto é investigar não apenas o futuro da computação, mas todas as implicações que a tecnologia tem em nossas vidas e no planeta. O projeto é aberto para a participação de todos os interessados, que podem enviar seus trabalhos até 14 de abril – mas apenas as 200 primeiras inscrições serão analisadas pelo júri, que inclui convidados especializados em tecnologia.
The Tomorrow Project é um amplo processo de discussão que engloba livros, vídeos, palestras, eventos e outras iniciativas no mundo real e virtual. É uma discussão continuada entre cientistas, pensadores, autores de ficção científica, empreendedores, celebridades, aficionados por tecnologia e até pessoas comuns sobre o mundo que estamos criando e o mundo que gostaríamos de criar. Alguns nomes renomados que participam do projeto são Will.i.am, Cory Doctorow e Bruce Sterling.
Trabalhando em múltiplas frentes, abrangendo pesquisas sociais, tecnológicas, tendências globais e uma grande dose de imaginação, na forma de contos e histórias de ficção científica baseados em fatos reais, o The Tomorrow Project nos ajuda a descobrir o que as pessoas desejam para serem mais felizes e realizadas no futuro. É uma visão dos próximos cinco a dez anos, cobrindo tecnologias, capacidades e dispositivos, em um processo que a Intel chama de Future Casting, parte integral de sua inovação e prototipagem de novas tecnologias.
Tomorrow Project Brasil
Em sua primeira edição no país, The Tomorrow Project está em busca de contos, vídeos ou ilustrações com o tema “Um dia da minha vida em 2025”. Os trabalhos devem explorar fundamentalmente o elemento humano e as tecnologias em desenvolvimento – da robótica à biologia sintética e à geoengenharia – que podem alterar o nosso futuro. O Tomorrow Project Brasil aceitará apenas trabalhos de ficção inéditos, enviados de novembro de 2012 a abril de 2013. Os trabalhos selecionados serão publicados no final de abril.
Os projetos devem ser artísticos e de fácil acesso, para que possam ser aproveitados até mesmo pelo público leigo. Os melhores trabalhos, selecionados por um corpo de especialistas selecionados pela FIAP e Intel, serão publicados no website do projeto (http://br.tomorrow-projects.
“Estamos muito animados com esta iniciativa e com as conexões que serão geradas a partir dos projetos selecionados. A exploração do futuro e as expectativas sobre ele, sob um ângulo criativo, vão fornecer entendimentos valiosos para a nossa sociedade”, afirma Nathalie Trutmann, Diretora de Inovação da FIAP.
“O futuro não é um ponto fixo na nossa frente, para o qual nos dirigimos em linha reta. O futuro é construído todos os dias, pelas nossas ideias e ações”, disse Fábio Tagnin, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Intel Brasil. “O Brasil precisa participar desta conversa, ajudando a indústria a compreender quais são os seus desejos e apreensões com o futuro. Atividades como o Tomorrow Project Brasil são importantes para que nosso país se transforme em um participante ativo na construção do mundo em que viveremos amanhã”.