* Por Renato Alves
Finalmente chegamos ao último mês de 2020! Ainda que não tenhamos como prever como será o próximo ano, o sentimento de esperança é renovado e a expectativa de uma retomada na economia nos permite voltar a fazer planos. Se por um lado empresários do mundo todo passaram a ter incertezas sobre o futuro do seu negócio, precisando seguir à risca um plano de contingência para tomar decisões mais assertivas durante a crise, por outro, o momento trouxe oportunidades para aqueles que entenderam a necessidade de rever conceitos.
Diversas foram as consequências da covid-19 no Brasil. Sem tirar o foco das milhares de vidas que foram perdidas, do alto índice de desemprego e do desafio dos nossos governantes em relação a contenção da doença, ganhamos no que diz respeito a aceleração da transformação digital, na adesão do home office, no crescimento do e-commerce como resposta a uma mudança de comportamento da sociedade e no aumento das startups com soluções reais para a área da saúde, alimentação e finanças, por exemplo, setores que estão em alta.
Companhias que já se sentiam preparadas para expandir as atividades e dar o pontapé inicial no processo de internacionalização, passaram a considerar a diversificação da economia como uma alternativa para driblar a instabilidade, uma vez que os contextos cambiais, tributários e políticos são diferentes em cada país. Nesse sentido, pensar em comércio exterior e estudar novos mercados e segmentos de atuação, além do público-alvo, o tamanho do investimento e as expectativas de retorno, virou realidade. Analisar com atenção a equipe também.
Oriento aos empreendedores que desejam realizar esse importante passo em 2021 a contarem com o apoio de uma assessoria especializada para ajudar a tirar as metas do papel e alcançar os objetivos de forma segura e transparente, afinal, é importante estabelecer estratégias e procedimentos e deixar as obrigações e as dificuldades inerentes ao processo pré-determinadas. Aqueles que souberem se adaptar mais rapidamente às possibilidades deixadas pela pandemia, com certeza terão mais sucesso daqui para frente, podendo até sair do vermelho.
Atuar fora do Brasil faz com que os negócios amadureçam mais rapidamente e torna a empresa mais competitiva em níveis globais. Desmistifique as teses que colocam a internacionalização como um bicho de sete-cabeças ou como algo voltado somente para grandes empreendedores e prepare a sua firma para alçar novos voos. Conheça as exigências e as normas aplicadas ao comércio internacional, amplie seus conhecimentos e não tenha medo das mudanças: às vezes é preciso redesenhar todo o empreendimento e expandir o portfólio.
2020 foi um ano diferente e duro para todos que empreendem, com raríssimas exceções. Estamos aprendendo juntos a contornar as adversidades e sinto que deixar de lado o limite das fronteiras será fundamental para o crescimento das firmas. Faça um exercício e liste as principais vantagens e os benefícios de conquistar novos clientes em outras regiões. A decisão de sair na frente dos concorrentes só depende de você. Se tiver com alguma dúvida, me coloco à disposição para um café virtual e um bate-papo sobre o futuro do seu negócio.
Renato Alves é Diretor de expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em internacionalização de negócios e franquias.