* Por Ana Flávia Carrilo
Sempre comento por aqui a importância das comunidades de startups e como elas se fortalecem a partir de seis pilares: cultura, talentos, densidade, acesso à capital, acesso a mercado e ambiente regulatório. Mas, você sabe onde está a chave para articular e alavancar uma comunidade? Está, acima de tudo, nas lideranças.
E não, não estou falando aqui de chefe, ou “dono”. Isso não existe dentro de uma comunidade. Mas são os líderes, aquelas pessoas que voluntariamente se dedicam a articular as conexões com as startups, as empresas e os investidores. Ele vai ser o responsável por construir, fomentar e estimular toda a comunidade.
E por que é tão importante desenvolver essa liderança? Porque são eles os responsáveis pelo desenvolvimento a longo prazo de uma comunidade. Constroem sua rede a partir do give back, promovem mais do que só eventos, e traçam as estratégias para fomentar as startups, incluem novas pessoas na jornada e disseminam a cultura da colaboração.
Todo o trabalho com comunidades que realizamos aqui na Abstartups, conta com o apoio local dos líderes, e parte da nossa missão está em entender como essa jornada acontece e como podemos contribuir com ela. É por isso, que desde 2019, realizamos o FALCOM – Fórum Abstartups de Líderes de Comunidade, um encontro de lideranças locais para formação, trocar aprendizados, cases de sucesso e dividir suas dores.
Se você quer conhecer com comunidades pelo Brasil, os líderes são as pessoas ideias para você se conectar. E agora, com o final do ano e os planejamentos para 2021 em progresso, fornecer informações é fundamental. Por isso, seguimos para entregar um diagnóstico – uma pesquisa qualitativa que avalia o grau de maturidade para as mais de 62 comunidades mapeadas em 2020. Aguardem que em breve volto com os resultados!
Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.