O Hotwords já é uma empresa estabelecida e lucrativa mas já teve sua vida de startup. A história de seu surgimento é no mínimo interessante. Na sexta-feira conversei com o pessoal do Hotwords (Gustavo Morales, Thiago Cassini e Rafael Alves) para poder contar aqui toda a “epopéia”.
O Gustavo Morales, um quatro sócios, já era empreendedor na época da faculdade quando criou seu primeiro negócio, a White Cat que fazia projetos de design em flash e outras mídias digitais.
A certa altura resolveu acabar com o negócio pois sentiu que não ganharia dinheiro só fazendo aquilo. Ajudou uma pós de gestão empresarial naESPM que abriu os olhos para como um empreendimento deveria ser conduzido.
Ao avisar um dos clientes que a White Cat fecharia, foi convidado para trabalhar com ele. O convite veio do Rafael Neves que junto com o Gustavo criaram uma empresa chamadaThinkPix. O negócio, avançado para a época, resumidamente consistia em TVs de plasma exibindo anúncios e conteúdo em locais pré-determinados.
Thiago Cassini trabalhava no Buscapé na área de novos negócios. Saiu da empresa e arrumou um espaço no escritório da ThinkPix para cuidar de seus projetos. Acabou efetivamente trabalhando para a ThinkPix. Apesar de hoje em dia ser comum, naquela época tratava-se de um negócio caro pois uma TV de plasma para ser colocada em pontos comerciais custava uma fortuna
Foi aí que os três, junto com o Marco Aurélio Santos criaram o Hotwords em Junho de 2006. O interessante era que na época da criação do Hotwords dois dos sócios estavam fazendo TCC para a pós. Aproveitaram para criar uma plano de negócios detalhado para o Hotwords e ao mesmo tempo entregar o TCC. O resultado disso é que o empreendimento já surgiu com um plano de negócios, algo importante para conseguir um lugar ao Sol.
O desafio no primeiro ano foi imenso. Os quatro sócios ficaram um ano sem receber um centavo investindo todo seu tempo e inteligência no negócio. Eles estimam que esse trabalho todo tenha valido 800 mil reais, que é o valor que a imprensa divulgou como investimento inicial. Na verdade o que foi investido foi tempo e capital intelectual que equivalem a esse valor todo.
A grande certeza de que o negócio deu certo foi quando conseguiram fechar a primeira campanha anual. Isso significou que o mídia de alguma agência os colocaram no planejamento anual de um cliente o que mostrou confiança no Hotwords.
Em outubro de 2008 lançaram o SexyWords, anúncios contextuais para conteúdo adultos que vem atender a uma demanda que sempre existiu, mas não era permitida no Hotwords.
Para finalizar, um resumo do que é a história do Hotwords: foi criado por quatro pessoas que entendiam muito do mercado on-line e arriscaram um ano sem receber nada para montar um negócio. Tiveram a vantagem de contar com um plano de negócios e sócios com habilidades nas mais diversas áreas. Todos esses ingredientes somados transformaram o Hotwords em um empreendimento de sucesso.