O pessoal do Zoop, que fincou a bandeira brasileira lá nos Estados Unidos inicialmente – “porque resolvemos desenvolver o hardware do produto e a facilidade de se fazer isso por lá é maior”, segundo me contou o CEO Fabiano Cruz em teleconferência – chega ao Brasil com boas novidades para o segmento de pagamentos móveis.
A primeira delas é a contratação de um COO com mais de 22 anos de experiência no mercado financeiro: Alessandro Raposo assume o comando das operações no Brasil após ter passado por Citibank, Credicard e Redecard. A transição dessas grandes corporações para uma startup é no mínimo animadora para ele. “Já tive experiência de montar startup. Acredito muito no Zoop, principalmente porque favorece toda a cadeia de negócios”, diz ele.
Antes do consumidor final, o workflow abrange desenvolvedores e empreendedores, já que o produto da startup permite que pequenos empresários aceitem pagamentos em cartões de crédito e débito com mais segurança, além de ajudar a mapear o caminho que o dinheiro faz dentro da companhia. Tudo isso é feito por intermédio de um tablet ou smartphone, que, sincronizado por aplicativo à maquininha de tecnologia proprietária da Zoop, gerencia todo o sistema de negócios.
Embora ainda não tenham aberto a plataforma para uso no Brasil – isso depende ainda da homologação de partes do aparelho e de ajustes de mercado – a ideia é que ela esteja disponível até o começo do ano que vem, pelo menos.
Outra novidade que eles nos contam agora é que, para tornar a plataforma viável no Brasil, eles estão fechando uma rodada de investimentos: os dois primeiros anunciados são o fundo Riverwood Capital Group LLC, Marcelo Astrachan, CEO Cyberlynxx e a Qualcomm
Ventures. Os valores ainda não foram anunciados porque o processo ainda não está concluído – mas eles prometeram nos contar assim que essa rodada se concluir.
Vale lembrar que a Zoop já ganhou um prêmio do Qualcomm Ventures QPrize, no valor de US$ 100 mil. Eles fizeram a primeira aparição lá no TechCrunch Disrupt, exatamente há um ano, conforme contamos por aqui.