* Por Anderson Leonardo – iugu
Mais do que ninguém, empreendedores que se aventuram na complexa jornada de criação de uma startup deveriam saber a importância do dinheiro para a manutenção e o desenvolvimento de seu negócio. De nada vale uma ideia fantástica sem recursos financeiros próprios, de amigos ou de investidores para executá-la.
A falta desse “combustível” é uma das principais razões do fracasso de startups. Não importa o quão boa seja sua solução, você será jogado para fora do mercado sem dinheiro para sustentá-la até que seu cliente seja o responsável pelo financiamento da sua startup. É simples assim. Por outro lado, se sua conta no banco estiver gordinha, seu negócio tem mais tempo de vida para sobreviver ao período de validação.
Conhecer o “burn rate” do seu negócio para planejar sua longevidade até a próxima rodada de investimento é um dos pontos-chave para sua sobrevivência. O outro é não pular as etapas determinadas no seu plano de financiamento até que você e todos os envolvidos (equipe, conselho etc.) estejam preparados para fazê-lo.
Obter esses recursos nos primeiros estágios de uma startup pode ser uma tarefa complicada, além de incrivelmente cara. Indicações de algum investidor que conhece bem seu trabalho podem ajudar. Aproveite também sua rede pessoal e a blogosfera – nos EUA e na Europa, por exemplo, muitos “venture capitalists” publicam artigos na internet.
Essas dicas de captação de investimentos – dentre muitas outras – foram reunidas em novembro do ano passado pelo cofundador e CEO da iugu, Patrick Negri, num material compreensivo e em inglês, que acompanha três templates de alta qualidade de documentos essenciais para qualquer empreendedor em busca de recursos financeiros.
O conteúdo sintetiza os principais aprendizados que Patrick absorveu de outros empreendedores bem sucedidos. Em especial dos professores dos cursos oferecidos pela Kauffman Fellows Academy na plataforma de ensino online NovoEd, realizados num momento de sua carreira em que ele sentia a necessidade de se reinventar.
Afinal, levantar investimento é um dos três trabalhos de tempo integral de um chefe-executivo de uma startup – além de vender seu negócio e gerenciá-lo visando o crescimento. O conhecimento das melhores estratégias é o que pode garantir a sobrevivência de sua empresa.
O material está disponível online e pode ser baixado clicando na imagem abaixo:
Anderson Leonardo é jornalista e gestor de conteúdo da iugu. Já colaborou para a Folha de S.Paulo, onde editou a coluna semanal Apperitivo e cobriu o mundo da tecnologia.