A Festpay, fintech especializada em soluções de pagamento para ambientes de alto fluxo, captou R$ 1,8 milhão em uma rodada de investimentos liderada pelo Investidores.vc, com 61 investidores do pool. O valor vai acelerar funcionalidades com IA e fortalecer a marca.
Fundada em São Paulo por Marco Epelman (CEO), Igor Moura (COO) e Fernando Terra (CTO), a empresa tem transformado a gestão financeira das cantinas escolares no Brasil. Inicialmente focada em festivais e eventos esportivos, a Festpay identificou uma demanda crescente no setor educacional e passou a oferecer tecnologia para otimizar as operações das escolas. A solução da fintech permite pagamentos rápidos e seguros por meio de recarga antecipada, reconhecimento facial e outras tecnologias cashless, para garantir uma experiência sem fricção e de rápida realização.
“Ao transformar a forma como os pagamentos são feitos no ambiente escolar, estamos ajudando a construir uma rotina mais organizada e digitalizada para toda a comunidade escolar. Além de facilitar a gestão financeira da cantina, nossa solução proporciona mais segurança e transparência para as famílias no acompanhamento dos gastos dos alunos”, explica Marco Epelman, founder e CEO da Festpay.
Com os recursos captados, a fintech pretende acelerar sua máquina de vendas, fortalecer sua marca e impulsionar a inovação em tecnologia, incluindo novas funcionalidades com inteligência artificial, para transformar a experiência das cantinas escolares.
Festpay quer solucionar dor causada pela proibição dos celulares nas escolas
Segundo Epelman, a gestão de pagamentos em cantinas escolares enfrenta desafios como controle de gastos, segurança alimentar e conformidade com legislações, constantemente agravados por métodos tradicionais de gestão e de pagamento, como dinheiro físico e anotações em fichas.
“Nossa proposta é simplificar essa dinâmica com uma solução plug & play, integrada às máquinas de cartão já existentes nos estabelecimentos. Com funcionalidades como recarga antecipada, controle de estoque, QR Code, pulseiras RFID e reconhecimento facial, realizamos transações em até 12 segundos, eliminando filas e garantindo mais organização e eficiência para as escolas”, pontua o CEO.
Outro desafio do mercado é a recente proibição do uso de celulares nas escolas, que está transformando a dinâmica escolar e impactando diretamente os meios de pagamento digitais. Com a restrição ao uso de smartphones e , consequentemente, de aplicativos bancários e QR Codes, surge uma demanda crescente por alternativas seguras e eficientes.
Para a Festpay, essa mudança reforça a importância de soluções como cartões NFC, totens de autoatendimento e compra online de refeições. “A adoção dessas tecnologias torna-se ainda mais estratégica, pois permitem pagamentos rápidos sem a necessidade de dispositivos móveis, garantindo que a experiência na cantina continue sendo simples e eficiente”, conclui Marco.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!