O Black November é uma tática do varejo para engajar consumidores em promoções e ofertas, não só durante a sexta-feira da Black Friday, mas por todo o mês. Esta é uma oportunidade de aperfeiçoar estratégias de marketing de empresas nas redes sociais, e-commerce e aplicativos. No Esquenta Black November Summit, evento promovido pela plataforma de estratégia e retenção de clientes para mobile commerce, a Inngage, especialistas do setor forneceram insights para empreendedores aprimorarem e se destacarem nessa data tão importante para as vendas.
Separamos três dicas das palestras do evento para te ajudar a elaborar as estratégias para seu e-commerce.
Apple Search Ads deve se tornar tendência neste Black November
Leandro Oliveto, Country Manager da Appnext no Brasil, palestrou sobre uma nova ferramenta que deve mudar o marketing para aplicativos, o Apple Search Ads. Esta é uma nova ferramenta que pode aumentar a visibilidade de apps de e-commerce, especialmente em momentos estratégicos como a Black Friday. Com a atribuição determinística, oferece dados mais precisos sobre downloads, permitindo ajustes eficientes nas campanhas.
A personalização de páginas de produtos ajuda a adaptar a mensagem para diferentes públicos e termos de busca, enquanto os diversos formatos de campanha permitem uma segmentação mais eficiente.
Entender o consumidor e conteúdo ideal são estratégias essenciais para fidelização
Adriana Bahia, fundadora da ABPesquisas, falou sobre as tendências de comportamento dos consumidores na Black Friday 2024, citando que 62% das pessoas têm intenções de fazer compras nesta data. Além disso, Bahia destacou que 67% dos consumidores acreditam que suas condições financeiras estarão melhores este ano, em comparação com o ano passado.
Bruno Bicudo, coordenador de e-commerce das Lojas Torra, e Samara Cheliga, Gerente de TI e Inovações Digitais na Multi, falaram sobre a importância de oferecer frete grátis e promoções estratégicas para fidelizar clientes no e-commerce. Para os especialistas, os principais fatores ligados ao sucesso dos sites de compras e aplicativos das marcas, é o vínculo do cartão da loja e as ofertas exclusivas nos apps e sites. “Promoções exclusivas no app, não só de preço, mas por exemplo frete grátis ou lançamento de produtos, campanhas e segmentos específicos, pode garantir resultados efetivos”, afirma Cheliga.
Destaque para as TVs Conectadas e estratégias personalizadas
Fernanda Capelli, Gerente de Marketing do Magalu, falou sobre os desafios da retenção de usuários em aplicativos, especialmente em campanhas de alta demanda como a Black Friday, que precisa passar por uma abordagem estratégica de segmentação e comunicação personalizada. Segundo a executiva, uma vez que o usuário instala o app, o desafio é fazer com que ele volte e se mantenha ativo. Para isso, trabalhar com audiência segmentada e criar mensagens específicas para cada grupo é essencial. Além disso, para Capelli, a diversificação do mix de mídia, como a utilização de vídeos em CTV (TVs conectadas), é uma tendência que não pode ser ignorada, já que a maior parte do tempo dos usuários é passada em telas, seja no celular ou na TV.
Com o crescimento das CTVs, o mercado está se adaptando, permitindo que campanhas rodem com métricas como Custo por Mil Impressões (CPM), Custo por Clique (CPC) e até Custo por Ação (CPA). A sofisticação nesse formato de mídia traz desafios em entender os melhores formatos e combinações para impactar o usuário de maneira eficaz. A personalização de criativos, como o uso de vídeos dinâmicos e relevantes para o público-alvo, para Capelli, é um diferencial que ajuda a captar a atenção dos usuários, garantindo uma experiência mais envolvente e aumentando as chances de retenção e conversão.
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