OpenAI, laboratório de pesquisa de Inteligência Artificial, anuncia SearchGPT, mecanismo de busca que irá utilizar IA. A empresa está testando o navegador, que combinará sua tecnologia com informações em tempo real da web, permitindo que as pessoas pesquisem informações de maneira similar à como interagem com ChatGPT.
O mecanismo está em fase inicial de testes com usuários e a OpenAI planeja integrar as ferramentas ao ChatGPT no futuro.
OpenAI busca fim da hegemonia do Google
Com o novo recurso, a empresa deve competir diretamente com o Google, que domina o mercado de buscas. O SearchGPT se assemelha ao Bing, buscador da Microsoft, que incorporou a inteligência artificial da OpenAI para aprimorar suas buscas.
A proposta do novo mecanismo de busca da empresa é simplificar a interação durante as pesquisas, possibilitando um tom de conversa, parecido com o utilizado em prompts para o ChatGPT, utilizando uma linguagem natural e recebendo respostas que podem incluir perguntas adicionais e fotos, funcionamento comum ao oferecido pelo Google.
A principal diferença entre os produtos da OpenAI é a data das informações apresentadas, o chatbot é alimentado com dados mais antigos, mas o mecanismo de busca deve fornecer informações atualizadas com links de referência. A ferramenta também mostrará uma barra lateral com links adicionais para informações relevantes.
“Acreditamos que, ao aprimorar as capacidades de conversação de nossos modelos com informações em tempo real da web, encontrar o que você está procurando pode ser mais rápido e fácil”, diz a empresa em publicação.
O mecanismo de busca OpenAI pode consolidar a IA generativa — tecnologia que pode criar texto original, bem como outros tipos de mídia — como o futuro da busca de respostas online, depois que o Google e outros experimentaram esforços iniciais para incorporar chatbots e respostas geradas por IA na experiência de busca. Mas esse futuro não está garantido, dada a propensão das ferramentas de IA de afirmar com confiança informações falsas sem nenhuma indicação de que elas possam ser incorretas ou enganosas.
Para o lançamento do SearchGPT, o laboratório se uniu a jornalistas para construir a ferramenta e desenvolver funções que ajudem portais a se destacarem no mecanismo, técnica parecida com o Search Engine Optimization (SEO). A ideia da empresa é utilizar IA para aprimorar a experiência de pesquisa, ao dar destaque para conteúdo de alta qualidade em uma interface de conversação.
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