Elon Musk, CEO da Tesla, revela planos de ter robôs humanoides em “baixa produção” para uso interno da empresa em 2025, de acordo com informações da Reuters. Por meio das redes sociais, Musk revela que a empresa pretende ter os robôs em alta produção para outras empresas até 2026.
Musk disse, no início de 2024, que o robô da Tesla, o Optimus, seria capaz de executar tarefas na fábrica até o final deste ano e poderia estar pronto para venda já no final de 2025.
Robôs humanoides já são desenvolvidos, há vários anos, por empresas como a Honda do Japão e a Boston Dynamics da Hyundai Motor. As companhias investem nessa tecnologia para suprir a escassez de mão de obra e executar tarefas repetitivas que podem ser perigosas ou repetitivas, como logística, armazenagem e fabricação.
Tesla apresentou segunda geração de robô neste ano
A emoresa lançou a primeira geração de seu robô Optimus, chamado Bumblebee, em setembro de 2022. Este ano, a empresa postou um vídeo de uma segunda geração do robô bípede dobrando uma camiseta nas instalações da empresa.
Nos últimos meses, Musk transferiu o foco das operações para inteligência artificial, software de direção autônoma, robotaxis e o robô Optimus. Essa estratégia acontece em meio à queda na demanda por veículos elétricos, na contramão das expectativas do mercado, que representam mais de 80% da receita trimestral da companhia.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!