O Instituto Caldeira, importante hub de inovação em Porto Alegre (RS), reabre suas portas nesta segunda-feira (10), após um mês fechado devido às enchentes que atingiram a cidade. Localizado no Quarto Distrito, uma das áreas mais afetadas pela inundação, o instituto sofreu enormes danos, com prejuízos estimados em R$ 35 milhões.
Desde o início de maio, a equipe do Instituto Caldeira tem trabalhado para recuperar os impactos causados pela enchente. Para garantir a continuidade das atividades, os andares estão sendo reconfigurados para receber 200 estações de trabalho temporárias, realocando as 69 empresas residentes do primeiro andar.
“Estamos trabalhando com arquitetos para redesenhar a estrutura interna e reposicionar as estações de trabalho, garantindo que toda a comunidade Caldeira seja acolhida da melhor forma possível”, explicou Pedro Valério, Diretor Executivo do instituto. Ele também destacou a colaboração entre as empresas residentes, que estão cedendo suas salas em um sistema de rodízio.
Além da reabertura, o Instituto Caldeira também anunciou que a partir de 1º de julho voltará a sediar eventos em suas instalações. Durante o período de fechamento, a instituição se dedicou a entender os impactos das enchentes nas startups e empresas associadas e promover ações de apoio. Uma dessas iniciativas é a Operação de Volta Para Casa, que arrecada recursos para ajudar jovens do programa Geração Caldeira cujas famílias foram afetadas. Esses recursos estão sendo utilizados para reconstruir os lares dos jovens.
“Diante da situação atual do Rio Grande do Sul, o Geração Caldeira se torna ainda mais essencial para trazer esperança e oportunidades concretas de transformação para esses jovens”, afirmou Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!