A Peloton, conhecida fabricante de equipamentos de ginástica e pioneira em aulas de ginástica online, está enfrentando uma reestruturação significativa. Após o anúncio de que Barry McCarthy, CEO, presidente e diretor do conselho, estaria deixando o cargo após dois anos, a empresa revelou planos de demitir 15% de sua força de trabalho, o equivalente a 400 funcionários.
McCarthy, um veterano da indústria com passagens pelo Spotify e Netflix, foi coagido a se aposentar em um esforço de corte de custos iniciado no início de 2022. Esse movimento, que incluiu a saída de 2.800 funcionários na época, foi parte de uma iniciativa mais ampla de reestruturação liderada pelo então CEO, John Foley. Desde então, Foley e outros líderes fundadores também deixaram a empresa.
Enquanto a Peloton busca um sucessor para McCarthy, Karen Boone e Chris Bruzzo assumem temporariamente como co-CEOs durante a transição. Essa mudança de liderança ocorre em um momento crítico para a empresa, que enfrenta desafios financeiros e um declínio notável em sua avaliação de mercado.
Peloton enfrenta desafios financeiros
Após uma ascensão meteórica desde sua oferta pública inicial em 2019, a Peloton viu sua avaliação saltar para cerca de US$ 50 bilhões no início de 2021, impulsionada pelo aumento da demanda durante a pandemia. No entanto, à medida que as restrições relacionadas à pandemia foram sendo amenizadas, a empresa enfrentou dificuldades para manter esse ímpeto. As ações da Peloton caíram drasticamente para cerca de US$ 10 bilhões em janeiro de 2022 e, atualmente, seu valor de mercado é pouco superior a US$ 1 bilhão.
O anúncio dos layoffs coincide com a antecipação do anúncio dos resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024 pela Peloton. Em trimestres anteriores, a empresa enfrentou quedas significativas nas receitas e perspectivas sombrias para o futuro, o que resultou em uma pressão adicional sobre suas ações no mercado.
Além das demissões, a Peloton também planeja reduzir sua presença física em showrooms de varejo e concentrar-se em estratégias de crescimento internacional mais eficientes e direcionadas. Apesar dos desafios, as notícias das medidas de corte de custos da Peloton parecem ter impulsionado um aumento de quase 8% nas negociações pré-mercado de suas ações.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.