A Trocafone, uma das maiores plataformas de compra e venda de smartphones seminovos no Brasil, se movimenta em direção à nova rodada de captação de US$ 20 milhões em investimento e anuncia a reestruturação do corpo diretivo e do conselho de administração.
Flávio Peres, executivo de finanças e comercial com experiência de mais de 20 anos em empresas multinacionais de tecnologia, assume o cargo de CEO da Trocafone com o objetivo de liderar, juntamente com Rafael Steinhauser, presidente executivo do Conselho de Administração da Trocafone, o crescimento acelerado da companhia e novo fundraising com objetivo de aumentar a planta operacional.
Além destes, a Trocafone trouxe uma série de novos nomes para a liderança da empresa, com o objetivo de impulsionar o crescimento para 2024. Entre as novas contratações estão ex-executivos da KPMG, Magazine Luiza, Ambev, Via e Carrefour Brasil.
“A empresa entra em uma fase de amadurecimento do negócio com investimentos tecnológicos para as operações e a agregação de profissionais experientes no mercado para a reestruturação interna”, declara Rafael Steinhauser.
Trocafone e o mercado de revenda de smartphones no Brasil
O mercado brasileiro para o setor da Trocafone é gigante, mas ainda pouco explorado, o que representa ainda mais oportunidades para os próximos anos. Conforme estudo da IDC realizado em 2022, o valor total do mercado de smartphones no Brasil, contemplando tanto aparelhos novos quanto usados, foi de R$ 81 bilhões. A penetração do mercado de smartphones seminovos no Brasil, no entanto, representa apenas 3,3% e está bem abaixo de mercados mais amadurecidos como o proxy norte-americano, de 26%. “Esse dado sublinha o vasto potencial para crescimento e expansão no segmento de seminovos”, diz Rafael.
Sobre a missão sustentável da empresa, que busca reduzir resíduos eletrônicos e democratizar o acesso aos aparelhos, ele diz: “A empresa embarcou em uma jornada estratégica rumo à inovação e ao aprimoramento operacional, marcando o início de um ciclo virtuoso de captação de investimentos e insights de mercado. Essa postura proativa já resultou em um impacto de mais de 2,7 milhões de dispositivos revitalizados, estendendo seu ciclo de vida em aproximadamente três anos através dos processos de recondicionamento e revenda da Trocafone. Tal abordagem resultou na significativa redução da pegada de carbono, com a prevenção da emissão de 24 toneladas de CO2 e o desvio de 17 toneladas de resíduos eletrônicos do meio ambiente”.
Em um cenário onde o mercado brasileiro de smartphones novos enfrentou uma retração de vendas de 6,6% em comparação a 2022, conforme dados da IDC, a Trocafone foi na contramão do mercado e registrou um crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período. “Observamos uma mudança significativa no comportamento do consumidor, resultando em uma diminuição nas vendas de novos smartphones, enquanto o mercado de seminovos mostra-se cada vez mais resiliente e promissor,” comenta Flávio Peres. O CEO enfatiza a relevância desse movimento para a estratégia de crescimento da empresa, destacando o marco alcançado em março com um faturamento recorde de R$ 42 milhões e a projeção de crescimento em 16,6% ainda este ano.
Além disso, Flávio destaca a evolução na mentalidade dos consumidores desde o início da Trocafone, apontando para uma mudança de preferências: “Inicialmente, os clientes buscavam o brilho do novo, a novidade de possuir um smartphone pela primeira vez. Agora, vemos um consumidor mais consciente, que reconhece nos seminovos uma escolha inteligente, valorizando não apenas a economia e a funcionalidade, mas também a sustentabilidade e a modernidade”, diz.
A nova rodada de investimentos está sendo assessorada pela Igapó Ventures. A empresa já conta com investidores como a Bulb Capital da Suíça, Quasar Builders, Wayra, FJ Labs e Mercado Livre.
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