Em 2017, diante do preocupante aumento dos custos dos planos de saúde corporativos, crescentes a uma taxa três vezes superior à inflação, surge a Wellbe. Esta startup nasce com uma visão direcionada para a saúde, que prioriza a prevenção, promoção e predição da saúde em contraposição ao modelo tradicional centrado na cura da doença.
“Percebemos o aumento do custo do plano de saúde para as empresas e a dificuldade de cuidar da saúde do colaborador de maneira assertiva. Queríamos oferecer uma solução que não apenas tratasse da doença, mas que também promovesse um estilo de vida saudável e prevenisse problemas de saúde”, compartilha Guilhermo Afonso, CEO da Wellbe.
No início, a Wellbe se estabeleceu como um aplicativo de saúde e bem-estar, monitorando atividades físicas, sono, alimentação e saúde mental. Embora tenha obtido uma boa adesão por parte dos usuários e a aprovação dos departamentos de Recursos Humanos dos clientes, havia uma dificuldade em demonstrar o impacto financeiro que o aplicativo trazia para as empresas.
“Foi nessa dificuldade que surgiu a ideia de oferecer um módulo de inteligência em saúde, capaz de identificar e prever os principais riscos de saúde e mensurar o impacto financeiro dos programas de saúde nas empresas. Esse módulo acabou evoluindo e se tornando o principal produto da Wellbe”, explica Afonso.
Mudança nas soluções da Wellbe
Atualmente, a Wellbe oferece uma variedade de soluções práticas para empresas:
– Health Analytics: Uma plataforma de dados que integra diversas fontes de informação em saúde e oferece indicadores em tempo real para auxiliar na gestão de saúde, gestão de risco e mensuração de ROI sobre os programas de saúde.
– Gestão de Saúde: Um time multidisciplinar que analisa custos e recomenda ações de saúde com potencial de maior impacto na melhoria da saúde e redução de custos.
– Linhas de Cuidado: Um time multidisciplinar que acompanha o paciente em sua jornada de saúde, com programas específicos para diabéticos, hipertensos, gestantes, pessoas com sobrepeso e com alto custo específico.
O modelo de negócio da Wellbe é baseado em assinaturas B2B SaaS, cobrando um valor que varia de acordo com o volume de vidas sob gestão. Um dos grandes cases de sucesso da Wellbe é sua expansão para o ecossistema da saúde suplementar. Começando com foco nas corretoras de saúde, a startup conquistou mais de 250 clientes e expandiu seu produto para atender operadoras de saúde e empresas de médio e grande porte.
“A aplicação do nosso produto em uma operadora de saúde com mais de 25 mil vidas resultou em uma redução significativa de 20% nos casos de risco em oncologia, através do monitoramento das linhas de cuidado”, destaca Afonso.
Em termos de investimento, a Wellbe recebeu um aporte pré-seed da ACE, Bossa Invest e Google Black Founders Fund em 2020, seguido por um investimento seed de R$ 3 milhões da Domo Invest e da Urca Angels em 2024.
Quanto aos próximos passos, a Wellbe pretende continuar seu foco em ajudar as corretoras de plano de saúde a oferecerem uma solução completa de gestão de saúde para as empresas, além de expandir sua presença em operadoras de planos de saúde.
“Em 2024, planejamos impactar mais de 4,5 milhões de vidas e atender uma base de mais de 300 clientes”, conclui Guilhermo Afonso, demonstrando a determinação e o compromisso da Wellbe em transformar a gestão de saúde corporativa.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.