Por Bruna Galati
Em 2023, a STANDOUT deu um passo importante para a escalabilidade do negócio: iniciou a sua expansão para a América Latina, além de aumentar o portfólio de serviços. Hoje, a startup já atua no México e está mirando na Colômbia e Chile em um curto prazo. No Brasil, já aumentou a sua atuação no segmento Pet e de Casa e Construção, além de ampliar o negócio com novas linhas de produto.
A STANDOUT surgiu em 2016 como um farol de inovação no universo do comércio eletrônico. Seu propósito era transformar a maneira como as marcas interagem e se destacam nos e-commerces, levando o Trade Marketing para o mundo digital.
Na época, a fundadora Andrea Miranda via uma lacuna na execução das páginas de produto. As agências de publicidade produziam conteúdos ricos para a indústria, mas eles eram pesados, pouco responsivos e não se adequavam às necessidades técnicas do Varejo.
Também não atingiam os anseios dos consumidores, que buscavam por uma comunicação nas páginas de produto dos e-cmmerces para tomarem decisões. “As indústrias fazem trade marketing há anos, mas com a ampliação do share nos e-commerces faltava uma solução que pudesse levar o Trade Marketing para o Digital. E dessa necessidade nasce a STANDOUT”, explica.
Início desafiador
Ao recordar os desafios enfrentados ao fundar a STANDOUT em 2016, Andrea destaca que a jornada de uma startup nunca é fácil. “O que não foi difícil ao montar uma startup em 2016? No nosso caso, surgiram algumas dificuldades significativas”, revela Miranda. Primeiramente, explicar o conceito inovador por trás da plataforma foi um desafio, já que não havia referências no mercado e a startup estava trilhando um caminho pioneiro.
Além disso, a martech enfrentou o dilema do “ovo ou da galinha”, no qual os varejistas queriam saber quais indústrias já eram clientes da STANDOUT, enquanto as indústrias queriam saber quais eram os varejistas parceiros da startup. Para superar esse obstáculo, foi necessário realizar investimentos significativos, o que, por sua vez, levou a uma nova dificuldade: o acesso ao capital. Diante dessa necessidade, decidiu buscar sua primeira rodada de investimentos no mercado.
Felizmente, a iniciativa de captação de investimentos obteve sucesso. “Em 2016 captamos R$ 600 mil com investidores como a WOW, Bossa Invest e GVAngels”, revela. Desde então, a startup tem crescido e acelerado, principalmente com capital próprio. “Desde 2017 geramos caixa e temos uma saudável ‘última linha’ em nosso DRE.”
Soluções da STANDOUT
Através da plataforma da startup, as marcas passam a ter o poder de publicar vitrines que aumentam em média 60% as conversões nos e-commerces, além de incrementar em 252% o tempo de permanência do consumidor na página do produto.
A STANDOUT se destaca por viabilizar todas as ações de trade marketing digital através de soluções tecnológicas inovadoras. Essas soluções não só aumentam a conversão, audiência e engajamento do comprador, como também fornecem inteligência em forma de um dashboard repleto de dados e insights para as indústrias clientes e parceiros dos e-commerces.
Com um portfólio completo de produtos, o grande destaque da STANDOUT é a VITRINE DIGITAL, também conhecida como “conteúdo enriquecido”. Essa ferramenta permite que as marcas criem conteúdos personalizados sobre seus produtos e os exibam diretamente na página do produto dos e-commerces, proporcionando uma experiência de compra mais envolvente e informativa para os consumidores.
Além da VITRINE DIGITAL, a STANDOUT oferece outras soluções, como a STANDOUT COLLECTION, que cria um repositório de imagens principais, chamadas de hero images, imagens secundárias, títulos e descrições de produtos. Outra ferramenta é o STANDOUT PREÇO & RUPTURA, que monitora quase em tempo real os preços e as rupturas de estoque dos produtos dos clientes, permitindo uma gestão mais eficaz e ágil do inventário.
Atualmente, a STANDOUT se destaca por oferecer uma plataforma completa de Trade Marketing Digital, atendendo a uma vasta gama de clientes e parceiros. Suas vitrines digitais estão presentes em diversas centenas de e-commerces parceiros, proporcionando uma experiência de compra otimizada e aumentando a visibilidade e a conversão das marcas no ambiente online.
“Nós trabalhamos no modelo SaaS, e somos contratados principalmente pelas indústrias que desejam criar a página perfeita do seu produto nos e-commerces ou implementar a sua Store-in-store. Nós trabalhamos com grandes clientes, que representam milhares das maiores marcas do Brasil, incluindo Coca-Cola, Kimberly Clark, Ferrero, AstraZeneca e Eurofarma”, completa a fundadora.
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