O Carnaval de 2024 em Pernambuco contará, pela primeira vez, com o uso de câmeras corporais (bodycams) nos uniformes dos policiais militares e com câmera de reconhecimento facial. A folia também contará com o uso de drones, de helicópteros com câmeras termais, que também operam no escuro, de espalhamento de câmeras municipais e de plataformas de observação elevada. O objetivo é amenizar a violência no período carnavalesco e o anúncio foi feito pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
O uso das bodycams será iniciado no Galo da Madrugada – tradicional bloco carnavalesco, considerado o maior do mundo em Recife – no dia 10 de fevereiro, sendo uma câmera para cada patrulha lançada. Serão mais de 100 policiais usando as câmeras corporais só no Galo.
Nos dias de festa a SDS estará empregando mais de 67 mil jornadas extras de trabalho para garantir a segurança dos foliões em Pernambuco. Esse número representa um acréscimo de 10,2% em comparação com a festa de 2023, que foi de 61.561 jornadas. Para aumentar a segurança nas ruas no Carnaval houve um investimento de R$ 12,2 milhões em diárias extras aos policiais militares, civis e científicos, bem como aos bombeiros militares e servidores da Defesa Civil e da SDS. Em 2023, haviam sido alocados R$ 11,5 milhões para essa finalidade.
O efetivo será empregado nos principais e tradicionais polos – Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Pesqueira, Triunfo e Petrolina – mas também estarão atuando em todas as cidades pernambucanas. “Não mediremos esforços para que a segurança pública garanta a tranquilidade da população nesse Carnaval. Atuaremos fortemente na prevenção, para que tudo transcorra com tranquilidade e ordem. Mas, se necessário, estaremos prontos para agir com técnica, legalidade e firmeza em defesa da população. Aproveitamos para fazer um apelo ao folião, para que brinque em paz e seja agente da cidadania”, reforça o secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho.
Câmeras de reconhecimento facial no Carnaval
As câmeras de reconhecimento facial serão integradas com o sistema do Banco Nacional de Mandados de Prisão que possui as fotografias de pessoas que estão com mandados de prisão em aberto. “Com esta tecnologia será possível identificar mandados de prisão de homicidas, estupradores e criminosos de uma maneira geral. Eu acredito que toda tecnologia empregada a favor da segurança, o cidadão ganha”, comenta a secretária executiva da SDS Dominique de Castro Oliveira. “É importante dizer que a identificação não é uma certeza, é um indicativo e tudo será verificado”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Em relação a Polícia Civil, a novidade para este ano é a ativação do plantão da Delegacia Especializada da Mulher, nas proximidades da Praça do Carmo, em Olinda, atuando em conjunto com a Secretaria da Mulher do município. O plantão da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Olinda segue funcionando 24h. Também em regime de plantão teremos as Delegacias da Mulher do Recife (Santo Amaro), Cabo, Paulista, Jaboatão dos Guararapes (Prazeres), Caruaru e Petrolina.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.