A Receita Federal identificou, com ajuda de inteligência artificial, mais de 25.126 contribuintes que não declararam investimento em bitcoin no ano passado, totalizando um patrimônio de pouco mais de R$ 1 bilhão ao final de 2022.
Segundo o levantamento, essas pessoas teriam, pelo menos, 0,05 bitcoin cada, o equivalente a cerca de R$ 10 mil em valores atuais, somando R$ 1,06 bilhão “não informado” à Receita Federal. Cerca de 181 dessas pessoas indicam estar no exterior e nesse caso, a depender das condições específicas, podem estar dispensadas de entrega de declaração no Brasil.
O maior volume de valores identificados e não declarados está concentrado em São Paulo, com 8.635 pessoas donas de R$ 374,5 milhões. Cerca de 677 são moradores de Brasília com R$ 35,5 milhões de criptoativos não declarados em 2023.
Ao processar as declarações de imposto de renda entregues pelas pessoas físicas em 2023, identificaram-se registros de 237.369 investidores em bitcoins, com um montante acumulado de R$ 20,5 bilhões.
Em termos de perfil, os dados apontam que mais da metade (50,9%) dos declarantes fizeram investimento de até R$ 1 mil. O valor de até R$ 10 mil foi informado por 80,6% das pessoas físicas. Há, também, investidores que indicam ter mais de R$ 1 milhão em bitcoins.
O órgão fez um alerta de que todos os contribuintes precisam declarar os dados de bitcoins e outros criptoativos na declaração, e, avisou que esses tipo de investimento já vai aparecer na declaração pré-preenchida. “Com objetivo de facilitar o correto preenchimento da declaração de imposto de renda, a Receita Federal disponibilizará dados de bitcoins e outros criptoativos na declaração pré-preenchida, assim como fez no ano passado”, disse o comunicado.
“Além disso, a fiscalização avalia realizar ação de estímulo à autorregularização dos dados informados no ano passado, incentivando a conformidade, sem a imposição de multas que são devidas no caso de abertura de procedimentos fiscais”, acrescentou o documento da Receita.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.