O Google anunciou hoje, durante a Bett – maior feira de tecnologia educacional do mundo, que acontece em Londres – uma série de lançamentos voltados para a área de educação, visando enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o setor enfrenta atualmente.
Com foco na integração de inteligência artificial (IA) na sala de aula, a empresa apresentou 15 novos Chromebooks e mais de 30 recursos do Google for Education. As novidades anunciadas foram projetadas para proporcionar aos educadores e alunos uma experiência mais “eficiente, produtiva e personalizada”, diz a companhia.
Uma das principais adições anunciadas durante o evento é o Duet AI, uma ferramenta baseada em IA generativa que oferece suporte aos professores em diversas tarefas, desde a elaboração de planos de aula no Google Docs até a criação de apresentações. Outra novidade é a guia Recursos no Google Classroom para facilitar a criação, gestão e compartilhamento de aulas interativas. “Educadores agora podem compartilhar links para modelos de aulas e páginas de atividades, simplificando o planejamento e proporcionando uma experiência mais integrada”, diz o comunicado.
Personalização e engajamento com ferramentas de IA para educação
O Google for Education também está investindo em ferramentas que transformam o modelo de ensino e aprendizagem, entre elas estão:
Atividades de Vídeo Interativas: Em que educadores podem adicionar perguntas aos vídeos do YouTube no Google Classroom, com feedback em tempo real;
Suporte em Tempo Real: Conjuntos de práticas utilizam IA para ajudar educadores a criar aulas interativas, permitindo que alunos mostrem seu trabalho, recebam feedback em tempo real e acessem recursos aprovados pelos professores;
Aprendizagem Diferenciada: A capacidade de definir grupos de alunos no Classroom, permitindo que professores atribuam conteúdos diferentes com base nas necessidades específicas de cada grupo;
Gravações e Destaque do Orador: Professores podem gravar apresentaçõesusando a ferramenta e as gravações no Apresentações ou aprimorar a edição com a ferramenta Screencast nos Chromebooks.
O Google também anunciou um novo curso de IA no Programa Piloto do Google for Education, para integrar a inteligência artificial no contexto educacional. Segundo a empresa, os lançamentos refletem o compromisso do Google for Education em ajudar professores e alunos a se adaptarem aos desafios contemporâneos da educação, ao mesmo tempo em que incorporam tecnologias inovadoras, como a IA, de maneira responsável.