A dificuldade de compreensão, aprendizagem, atenção e memória afeta pessoas de todas as faixas etárias. Isso está relacionado com o fato de a orelha ouvir, mas o cérebro escutar; dessa forma, ouvir bem não garante que você processe bem e entenda o que foi ouvido. A falha nesse processamento acarreta dificuldades de alfabetização, fala, vocabulário, cognição, memória e aumenta em 5 vezes o risco de demência na população idosa.
Pensando nisso, a startup ProBrain foi criada. Através da prática clínica de duas fonoaudiólogas, Dra Ingrid Gielow e Ms. Diana Faria, foram desenvolvidas ferramentas que ajudam profissionais da saúde, professores e usuários de todas as idades a estimularem o processamento auditivo no cérebro. “Com isso, promovemos o reforço de conexões neurais envolvidas com a atenção, a memória e a compreensão do que se ouve – bases da comunicação e da cognição”, afirmam as fundadoras.
A ProBrain utiliza vários métodos tecnológicos, como inteligência artificial, computação em nuvem e realidade virtual, desenvolvendo soluções neurotecnológicas que oferecem triagem e treinamento auditivo. Por meio de repetições de exercícios auditivos, visuais e cognitivos de forma gamificada, estimulamos a compreensão, a cognição e a memória de pessoas de todas as idades, de forma eficiente e cientificamente comprovada.
Raio-X da ProBrain:
Nome: ProBrain
Solução: Startup ajuda pessoas a potencializarem habilidades cerebrais com auxílio da tecnologia.
Quantidade de funcionários: 17
Cidade: Sorocaba, SP
Fundação: 2019
Crescimento entre Q1 e Q2 de 2023: 10,81%
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.