Por Bruna Galati
Cerca de 97% dos profissionais levam os benefícios das empresas em consideração antes de aceitar uma proposta de emprego, segundo pesquisa realizada pela consultoria de carreira e recrutamento Robert Half. Vale refeição e transporte, auxílio home office, academia e outros benefícios são comuns de encontrar nas empresas hoje em dia, mas você já ouviu falar de um benefício de viagens para as férias?
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É o que a Férias & Co. faz. “Já existe o benefício academia, o auxílio psicológico, mas a viagem também é fundamental para que as pessoas voltem renovadas, descansadas e pronta para trabalhar. Mas isso não existia no Brasil, foi aí que em 2020 lançamos a startup”, explica o fundador Bruno Carone.
Ao fechar o benefício de férias, a empresa escolhe um valor fixo para pagar todos os meses, o valor mínimo é de R$ 30 por mês, que é revertido em créditos para o colaborador fazer o que quiser – comprar passagens e reservar hotéis na viagem. Por exemplo, se a empresa coloca R$ 100 por mês, serão R$ 1.200 para gastar e o colaborador pode escolher colocar mais créditos ou não.
“O mais interessante é que a pessoa não precisa esperar acumular esse dinheiro para usar os créditos. A partir do momento que ela aceita receber esse benefício da empresa, já recebe todos os créditos do ano. Assim, no primeiro dia com a assinatura da Férias & Co., já pode pagar uma viagem”, destaca Bruno, que explica que o modelo de negócio da startup é através de comissão com os hotéis e passagens inclusos na plataforma.
Inclusão para quem não conseguia viajar
Além da praticidade e a redefinição do conceito de benefícios corporativos, a Férias & Co. destaca a inclusão de todos os colaboradores, independente do salário, e a possibilidade de desfrutar de experiências que, de outra forma, seriam inacessíveis. A startup oferece diversos planos, desde os gratuitos até R$ 18 mil em crédito anual e é possível escolher a forma de pagamento: 12x no cartão de crédito sem juros ou desconto em folha.
Outra solução da startup é a de benefícios através de premiações. O que o CEO Bruno Carone percebia é que muitas empresas que faziam premiações para os seus colaboradores tinham prêmios padronizados e muitas vezes não alinhadas com as preferências individuais dos funcionários.
Bruno ilustra a situação com um exemplo prático de uma empresa que comprava 50 pacotes de viagem para Campos do Jordão para premiar seus colaboradores, enfrentando desafios quando se tratava das preferências individuais. “Dentro desses 50 colaboradores, tem casado, tem família, tem o que gosta de interior, tem o que gosta de uma praia, o que gosta de campo. Você tem todos os perfis ali. E aí essas pessoas queriam mudar os seus pacotes, mas não era possível.”
Com a Férias & Co., a empresa escolhe apenas o valor do prêmio e o vencedor decide o que irá fazer com ele, o destino, o hotel, e etc. Isso não apenas oferece liberdade de escolha aos colaboradores, mas também permite que as empresas direcionem seus recursos de maneira mais eficaz. “Uma empresa começou a perceber que tinha gente muito simples, que não se sentia bem com hotéis cinco estrelas. E a empresa gastava R$ 3 mil nesse pacote fixo de viagem. Então, ela passou a destinar esses créditos dentro do nosso sistema e dava para o colaborador.”
Férias & Co. foi fundada na pandemia
O Férias & Co é o primeiro benefício corporativo de viagens do Brasil, que vem crescendo e fechando contrato com grandes marcas. Dentre elas, recentemente, a Stone. Além da TOTVS, Locaweb, Grand Thornton e Sicoob SP, que passaram a oferecer o benefício para seus colaboradores.
A startup foi lançada no mercado em 2020, pouco tempo depois veio a pandemia, um período complicado por se tratar de uma startup que oferece viagens aos colaboradores, Bruno compartilha os desafios enfrentados. No primeiro mês, a incerteza permeava as noites de sono de Bruno, questionando como poderia promover um benefício que convida as pessoas a explorar o mundo quando o isolamento social as mantinha reclusas.
“A gente acreditava que a pandemia ia baixar e o mundo ia retomar suas atividades”, relembra Bruno. Com a chegada da vacina e a melhora gradual das condições globais, a startup viu uma mudança no comportamento das pessoas em relação às viagens. O desejo de explorar, aproveitar e viver experiências fora de casa tornou-se mais forte do que nunca.
A startup chegou a R$ 4 milhões de faturamento em 2022. Mesmo com o crescimento de 300% em relação ao ano anterior, o valor parece pequeno perto da perspectiva para 2023, quando projeta faturar mais de R$ 15 milhões. Durante todo o ano de 2022 foram quase 3 mil viagens feitas pelos colaboradores dentro da plataforma e hoje já são cerca de 130 empresas clientes.
Atualmente a startup está imersa em uma rodada de captação de investimentos que visa proporcionar uma entrada em larga escala no mercado. Bruno destaca a importância desse financiamento, que deve ser concluído até o primeiro trimestre do próximo ano, para impulsionar a expansão. “A ideia é triplicar nossa base de clientes no próximo ano, continuando o ritmo acelerado que tivemos este ano. Estamos otimistas com o potencial de crescimento e a receptividade do mercado em relação ao nosso inovador benefício corporativo.”
Além disso, a internacionalização é parte integrante dos planos da startup. Com várias empresas clientes já atuando em mercados internacionais, a Férias & Co. busca oferecer seus benefícios além das fronteiras brasileiras.
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