Está acontecendo em São Paulo o RD Summit, o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina. Para uma plateia lotada, Randy Petway, Diretor Sênior do LinkedIn, compartilhou insights valiosos sobre como a inteligência artificial está revolucionando o universo das vendas e impulsionando o desempenho dos profissionais do setor.
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Recentemente o LinkedIn bateu a impressionante marca de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo mais de 70 milhões apenas no Brasil. Para Randy, isso não apenas evidencia a importância do networking, mas também destaca a integração bem-sucedida da inteligência artificial no mundo corporativo.
“Para ser o melhor vendedor, você não precisa ter o melhor pitch. Você precisa ser bom de relacionamento. A chave está em construir relacionamentos sólidos e genuínos com os clientes. É preciso conduzir conversas envolventes e conhecer profundamente as necessidades e desejos do cliente”, diz. Nesse contexto, Petway apontou que o potencial da IA generativa para vendedores é o terceiro maior em comparação a qualquer outra profissão.
Potencializando habilidades de vendas com IA
A inteligência artificial se mostra como um aliado crucial ao permitir que os vendedores conduzam conversas significativas e de interesse genuíno para os potenciais clientes. Além disso, ela fornece um arsenal de informações valiosas, possibilitando o treinamento contínuo das habilidades necessárias para o sucesso na área de vendas. “Mais de 50% das habilidades fundamentais podem ser aprimoradas com o auxílio da IA, resultando em um aumento significativo na qualidade das interações comerciais”, afirma o especialista.
E o aprimoramento de habilidades é fundamental para vendedores, uma vez que, em média, esses profissionais dedicam apenas 32% do seu tempo efetivamente vendendo. O restante é investido em construir e manter relacionamentos. “Neste ponto, a inteligência artificial desempenha um papel crucial, auxiliando em tarefas diversas, desde a tradução de anotações de reuniões até a análise de concorrentes para fornecer informações estratégicas aos vendedores. Dessa forma, a IA permite que os profissionais otimizem seu tempo, focando nas atividades que verdadeiramente impulsionam resultados”.
Ao abordar a importância das habilidades interpessoais em comparação com habilidades técnicas, Petway ressaltou que 70% dos executivos consideram as soft skills mais relevantes do que as hard skills. Compreender os benefícios que a tecnologia pode proporcionar é fundamental, mesmo que não seja necessário um profundo conhecimento técnico.
Por fim, Randy destacou as mudanças no processo de vendas ao longo dos últimos cinco anos. Se antes o “FOMO” (medo de ficar de fora) era predominante, agora o “FOMU” (medo de errar) tem sido o principal motivador. Com um número maior de stakeholders envolvidos e uma complexidade crescente na tomada de decisão de compra, os vendedores precisam se adaptar a esse novo cenário. Em 2014, em média 5 executivos eram envolvidos em negociações de compra. Hoje, esse número pulou para 11.
Para Petway, os vendedores de destaque são aqueles que capacitam seus líderes a conduzirem conversas estratégicas. “Ao remover obstáculos e facilitar o caminho para o sucesso, esses profissionais influenciam diretamente os resultados positivos nas vendas”, finaliza.
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