Por Bruna Galati
No primeiro dia de RD Summit, o maior evento de marketing digital e inovação da América Latina, a empreendedora e investidora Camila Farani surpreendeu a plateia com uma palestra cheia de energia, insights e provocações para refletir. Com um estilo único e uma abordagem descontraída, Camila compartilhou sua visão sobre negociação, empreendedorismo e a importância de equilibrar aspectos emocionais e intelectuais para o sucesso nos negócios.
Camila Farani destacou a importância da negociação na vida empresarial, enfatizando que “oitenta por cento da sua vida é negociação”. Ela ressaltou a necessidade de se adaptar aos diferentes perfis de negociadores, desde os mais autoritários até os mais facilitadores, e a importância de ter planos de contingência, pois “não adianta ser só uma solução”.
Na negociação tradicional, um lado precisa perder para o outro ganhar, além de ter geração direta de conflitos que podem causar ressentimentos. Já na negociação 4.0, a empreendedora explica que os dois lados são beneficiados com a negociação, gerando colaboração e relacionamento entre as partes. Além disso, existe um novo conceito para negociação, a newgotiation, que compreende que a negociação não existe apenas no campo de sociedade, mas sim uma hard skill que todo empreendedor ou intraempreendedor deve dominar, porque eles estão negociando o tempo todo.
Camila Farani ainda separou os perfis dos negociadores em cinco: o autoritário, que pensa no “eu”, usa o poder, agressividade e status na negociação; o controlador, que pensa no “eu”, não tem tanto poder, gosta da rotina e é avesso ao risco; o facilitador, que pensa no “nós”, flexível e negocia um processo colaborativo; empreendedor, que pensa na “empresa”, na “solução” e é apaixonado pela adrenalina; e o visionário, que pensa no “mundo”, quer um mundo melhor e é especialista em dar antes de receber. O empreendedor precisa avaliar e estudar esses perfis antes de buscar uma rodada de investimento e se preparar para a negociação.
Um dos pontos altos da palestra foi a abordagem da inteligência emocional. Camila Farani enfatizou que lidar com as emoções é crucial, e aconselhou a plateia a entender que o “não” faz parte do processo. “O bom negociador está acostumado a lidar com gente”, disse ela, destacando a importância de respirar e rebater após ouvir um “não” durante uma negociação.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
Camila Farani compartilha passos para boas negociações
Camila Farani finalizou compartilhando cinco táticas para alcançar resultados positivos nas negociações para os negociadores/investidores:
Repita algumas palavras ditas pela pessoa
Isso causará sensação de segurança na outra parte. Faça com que a frase pareça uma pergunta, pois isso dará tempo para você pensar nos próximos passos.
Pratique a empatia tática
Demonstre que entende as nuances das emoções do outro. “Eu vejo que você está com medo de…”
Chegue primeiro a um “não”
Faça perguntas que levam até um não, para que outra parte se sinta no controle. Exemplo: “Essa é uma hora ruim para conversarmos sobre isso?”.
Chegue até um “isto está certo”
O ponto de virada da negociação acontece quando a outra pessoa percebe que você entende seus sentimentos e sonhos. Crie uma conexão.
Crie uma ilusão de controle
Não force outra pessoa a concordar com você. Faça perguntas usando “como?” e “o que?” Para que ela sinta que está fornecendo as respostas.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.