Durante o RD Summit, um dos maiores eventos de marketing digital da América Latina, Wil Reynolds, especialista em marketing e CEO da agência Seer Interactive, compartilhou insights valiosos sobre como a inteligência artificial e dados estão revolucionando as estratégias de marketing em todo o mundo.
Reynolds destacou a importância de usar a IA como uma aliada poderosa na otimização de estratégias de marketing. Ele enfatizou que as empresas não devem apenas depender de seus pressupostos, mas sim utilizar dados para fundamentar suas decisões.
No centro de sua apresentação estava a ideia de que os profissionais do marketing devem considerar o retorno sobre investimento (ROI) em todas as suas estratégias. “Estamos em uma época em que os gestores observam os dólares como loucos”, disse. Ele enfatizou a necessidade de apresentar métricas sólidas que mostrem como as estratégias estão impactando a receita e o crescimento dos negócios.
O palestrante demonstrou como a IA pode ser usada para personalizar comunicações e mensagens. Ele mostrou que como seu chefe costuma ler e-mails no celular, ele adaptou suas mensagens para se destacarem, deixando as áreas mais importantes do texto em negrito. Mas ele não fez isso manualmente, pediu para uma IA fazer o serviço de edição.
Outro ponto importante discutido foi o uso da IA para coletar informações antes de uma tomada de decisão. Reynolds destacou a importância de documentar e transcrever todas as discussões e comunicações relevantes e isso pode ser feito como auxílio de algumas inteligências artificiais que já estão disponíveis no mercado. Isso não apenas ajuda a melhorar as estratégias futuras, mas também a entender como a liderança toma suas decisões.
Wil Reynolds compartilhou ferramentas e práticas úteis para aprimorar a comunicação e a análise de dados. Ele mencionou o uso de ferramentas como Otter.ai e Fireflies.ai para gravar reuniões e obter transcrições detalhadas, assim você poderá prestar total atenção no que estão falando, sem medo de perder alguma informação importante.
Também ressaltou a importância de testar diferentes modelos de aprendizado de máquina, como o ChatGPT da OpenAI e o lAmA do Facebook, para avaliar onde cada um deles se destaca.”Você pode colocar essas transcrições no ChatGPT ou em sua ferramenta favorita e dizer, ‘ei, agora me explique tudo isso e me diga por que meu chefe normalmente rejeita minhas propostas’. E isso tornará sua próxima reunião e próxima proposta de marketing cada vez melhor”, explica o especialista.
Para Wil, outro motivo para utilizar a inteligência artificial é porque ela estimula o pensamento crítico e o aprofundamento em assuntos e faz com que o usuário pense em mais perguntas para fazer sobre uma solução ou estratégia. “Adoro quando o ChatGPT me dá contrapontos onde estou escrevendo um blog ou um pitch. Eu fico tipo, ‘ei, me dê contrapontos automaticamente. O que faremos a seguir?’ E sempre peço que me dê orçamentos diretos”, afirma.
Ele indicou o Py.ai para a criação de conteúdos e textos para blog ou legendas de publicações. “Você pode simplesmente inserir coisas nas quais está interessado nessa IA e e ela começará a fazer perguntas sobre o que você acredita a respeito. Realmente útil para evitar que você escreva apenas textos genéricos. A IA vai perguntar sobre diferentes áreas de conflito com isso. E o resultado final será muito mais customizado para você e sua experiência e não apenas baseado na inteligência média da Internet”, disse.
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Palavras-chave devem ser exploradas com inteligência artificial
Reynolds falou sobre a importância de identificar oportunidades de mercado por meio da análise de gastos em publicidade e estratégias dos concorrentes. Ele enfatizou a necessidade de explorar palavras-chave onde os concorrentes não estão atendendo eficazmente às necessidades dos clientes.
Uma das estratégias que Reynolds apresentou envolveu o uso do ChatGPT com um plugin de leitor de links ou o plugin Web Pilot para poder analisar as páginas dos concorrentes e identificar se elas atendem às necessidades dos clientes. Reynolds ilustrou essa abordagem usando o exemplo de pesquisar médicos negros. Ao analisar as páginas de concorrentes, ele demonstrou como a IA pode determinar se essas páginas são ou não relevantes para o tema pesquisado, fornecendo insights valiosos para desenvolver estratégias mais eficazes.
“O ChatGPT com o plugin Web Pilot rastreará esses links e entenderá do que se trata essas páginas. E ele voltará e dirá se as páginas são ou não sobre médicos negros e as coisas que as pessoas procurariam quando pesquisassem médicos negros. Eu descobri que nenhum dos meus concorrentes têm bons anúncios que se conectam com os desejos dos clientes”, compartilhou sua experiência com a IA.
Reynolds também introduziu o conceito de acelerar a pesquisa de palavras-chave usando do ChatGPT e o plugin Notable. Essa abordagem permite que os profissionais de marketing economizem tempo na pesquisa de tendências e na criação de gráficos, melhorando sua eficiência.
Para finalizar, o especialista estimulou os profissionais de marketing a abraçarem a inovação, a adotarem a IA e a desenvolverem aplicativos que os ajudem a se destacar em um mercado competitivo. Ele enfatizou que a transformação digital está criando oportunidades para profissionais de marketing inovadores.
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