Visando combater a desinformação na plataforma, o X anunciou a inclusão de um novo recurso obrigatório para quem quiser postar na aba Comunidades da rede social. Agora, é necessário que os usuários citem a origem das informações publicadas. A medida surgiu após a publicação desenfreada de posts falsos relacionados aos eventos ocorridos na Faixa de Gaza.
“A partir de hoje, a citação de fontes é necessária para as notas propostas. Não exigíamos isso anteriormente, mas esses casos são menos comuns e acreditamos que o impacto global desta mudança será positivo”, comenta o X no anúncio oficial.
Apesar de ser o foco de segurança da rede social, as Notas da Comunidade também não são 100% confiáveis. O Wired apurou que o sistema é manipulável, permitindo que grupos de usuários possam avaliar as notas uns dos outros ou avaliar seletivamente o que se alinha com suas opiniões.
Notas da Comunidade visam combater as fake news no X
A aba destinada às notas da Comunidade passou a ser o foco do Twitter em postagens relacionadas à confirmação de fatos. Anteriormente, já era possível anexar documentos que comprovem a veracidade, mas agora isso passa a ser obrigatório. A opção chega inclusive para combater informações falsas no feed normal da plataforma, já que é possível adquirir o selo azul sem uma comprovação complexa do usuário.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.