Acontece hoje a primeira edição presencial da Maratona de Inovação, evento realizado pela ArcelorMittal para debater as tendências e os impactos da inovação no país. Esta edição terá mais de 10 horas de conteúdo, com palestras, painéis e rodadas de negócios. Além disso, o evento prevê a emissão de certificado de participação.
Um dos primeiros painéis do evento reuniu especialistas para discutir o papel da inovação e da tecnologia na promoção de mudanças sustentáveis e seu impacto na sociedade. O papo recebeu Ricardo Piquet, do Museu do Amanhã; Alex Matilha, da ArcelorMittal, Daniel Oliveira, da Skema, e Karolina Oliveira, da Una, para falar sobre temas cruciais para o futuro da inovação e da responsabilidade social.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
Alex Matilha, da ArcelorMittal, destacou o crescente interesse no tema ESG como um indicador de quão pulsante está o ecossistema de inovação no país. O aporte de recursos para iniciativas ESG pós-pandemia atingiu recordes, sinalizando uma aceleração dessa tendência. Neste contexto, foi levantada a questão do papel das instituições de ensino.
Karolina Oliveira, Coordenadora dos Laboratórios de Comunicação, Arquitetura, Design e Moda do Centro Universitário Una, enfatizou o papel crucial das instituições de ensino na promoção da inovação social. Ela ressaltou que o objetivo primário da educação é fornecer os meios para que as pessoas se engajem e prosperem. Para ela, a educação deve ser libertadora, ética e gerar autonomia, capacitando os alunos a fazerem as perguntas certas em vez de simplesmente fornecer respostas prontas. “Qual o papel da educação? Dar autonomia. Pra que isso aconteça, a gente precisa criar ecossistemas que fomentem esse movimento”, afirma.
Daniel Oliveira, head da Skema Ventures, enfatizou o espaço crescente para a inovação social no ecossistema de startups. Ele destacou a importância de fundos especializados com uma tese específica de impacto social e a necessidade de amadurecimento na análise de risco e políticas públicas para incluir iniciativas de impacto como estratégia de negócio. “Cada vez mais veremos o amadurecimento da análise do capital de risco, fomento e políticas públicas, pra analisar não só o impacto que o negócio pode gerar, mas atrelar isso a impacto financeiro.”
Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã, salientou a importância do propósito e do compromisso social para o sucesso de ideias inovadoras. “Pra pessoa desenvolver novas ideias e ter sucesso, tem que ter propósito e compromisso social e menos ego”, afirma. Ele enfatizou a necessidade de medidas concretas para avaliar o impacto social das empresas e destacou a urgência de enfrentar a desigualdade de distribuição de riqueza global.
Iniciativas de sucesso no impacto social passam pela escuta ativa
Karolina Oliveira reforçou a necessidade de ouvir a fonte dos problemas e envolver ativamente as pessoas afetadas nas soluções. Ela argumentou que só quem vive a dor verdadeiramente entende a profundidade do problema e deve ser parte integral da busca por soluções.
Para Daniel, há três habilidades fundamentais para qualquer empreendedor, independentemente do tipo de negócio, que devem ser destacadas: resiliência, habilidades de comunicação e resolução de problemas. Ele enfatizou a importância de vivenciar o ambiente que se pretende mudar e a necessidade de envolver as pessoas diretamente afetadas na criação de soluções. “Quantas pessoas daquela realidade que eu quero mudar estão na sala construindo a solução junto comigo? A gente tem que trazer as pessoas pra mesa”, diz.
A inovação social é um campo promissor e essencial para o futuro sustentável, e a educação, o envolvimento ativo da comunidade e a busca por soluções centradas nas pessoas são fundamentais para promover mudanças positivas e duradouras na sociedade. Ricardo Piquet finalizou falando sobre a importância da antecipação na inovação e da integração das favelas nas cidades para garantir futuros sustentáveis. “Sustentabilidade é aquilo que custa pouco pra manter e dura muito”, completa.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.