O sindicato de roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America, WGA) anunciou no último domingo (24) que chegou a um acordo trabalhista provisório com a associação que representa os estúdios de Hollywood após quase cinco meses de greve.
O novo contrato de três anos para roteiristas de cinema e TV ainda será votado pelos membros, o que significa que a paralisação de 146 dias continuará até ordem do WGC. Ele precisa ser aprovado pelos mais de 11 mil membros do sindicato.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores”, diz um comunicado no site do sindicato.
A greve está em vigor desde maio por exigências como salários mais altos com estúdios de streaming, contratação de roteiristas em série por período especificado, ressalva ao uso de inteligência artificial na produção de conteúdo – sendo um dos pontos mais debatidos.
“Enquanto ficamos ansiosos para conferir o acordo provisório do WGA e da AMPTP, continuamos comprometidos em atingir os termos necessários para nossos membros. Embora estejamos ansiosos para compartilhar com vocês os detalhes do que foi alcançado, não podemos fazer isso até que o último ‘i’ esteja pontilhado”, afirmou o WGA.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.