Em uma história marcada por desafios, superações e compromisso social, a Eats For You, startup fundada por Nelson Andreatta, mostrou sua resiliência durante a pandemia de Covid-19, transformando seu modelo de negócio e, ao mesmo tempo, contribuindo para a sociedade. Em entrevista concedida pelo fundador, o Startupi conheceu um pouco mais sobre os bastidores dessa jornada durante um dos períodos mais difíceis para o empreendedorismo brasileiro.
Da operação em empresas ao delivery: uma reinvenção necessária
A startup foi fundada em 2018, na cidade de São Paulo. Quando nasceu, o modelo de negócio da Eats For You focava em fornecer refeições nos pontos de venda dentro de empresas. A comida é sempre caseira e produzida pelos chamados “tios” e “tias”, que cozinham o cardápio e enviavam para os pontos físicos, oferecendo assim uma alternativa para os clientes que quisessem comer comida caseira de forma mais prática e barata. O delivery representava um desafio, principalmente em relação aos altos custos operacionais. No entanto, com a chegada da pandemia, os trabalhadores migraram para o home office e a empresa se viu diante da necessidade urgente de reinventar sua estratégia.
Durante esse período de transformação do modelo de negócio, Nelson ressalta a importância do compromisso com os trabalhadores e parceiros, muitos dos quais dependiam da renda gerada pelas refeições oferecidas pela Eats For You. “A gente tinha que manter nossa base e nosso negócio veio a zero. Tinha gente que tirava R$ 1 mil, R$ 1.500 de renda bruta por semana com a gente, manter essa renda para os tios e tias era um compromisso moral. Como estruturar o modelo de negócio pra manter o compromisso com essas pessoas?”, diz.
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Diante dessa responsabilidade com seus funcionários e parceiros, a startup criou uma iniciativa chamada “Food Bank”, em que as pessoas e empresas compravam refeições para serem distribuídas a pessoas em situação de rua. Embora não tivessem lucros, essa ação conseguiu sanar a operação e teve um impacto significativo, com mais de 200 mil refeições distribuídas e R$ 1 milhão em renda gerada para famílias necessitadas. A startup contou com o apoio de nomes como BRF, Instituto BRF, Ajinomoto Food Service, Veloe, agência HUB 375, Rewood Madeira Plástica e GFood. Todas foram apoiadoras do Marcas Que Fazem o Bem – projeto que teve o objetivo de unir empresas dispostas a ajudar e tivessem como premissa ações emergenciais de combate ao desperdício de alimentos e de transformação social sustentável. Assim, a Eats For You não só pode manter seus colaboradores, mas cresceu durante a pandemia.
Adaptação ao novo normal e expansão de produtos
Após a pandemia, a Eats For You enfrentou um mercado que não voltou completamente ao que era antes. “O modelo híbrido de trabalho veio pra ficar, o home office 100% ainda está ativo. Isso impactou diretamente nosso modelo de negócio”, explica o fundador. Com essa nova realidade, a necessidade de uma nova abordagem chegou, e a startup buscou parcerias com grandes empresas para viabilizar o fornecimento de refeições aos colaboradores em seus escritórios.
Nesse contexto, a empresa lançou uma linha de comida refrigerada e congelada, estabelecendo parcerias com empresas como a Alelo e a Copa Energia. A Alelo, além de ser investidora da Eats For You, colabora com a operação de vending machines desde 2021, valorizando ofícios tradicionais e possibilitando que o modelo da Eats for You se mantenha sustentável. Hoje, são mais de 3.500 “tios e tias” na plataforma, e uma distribuição de cerca de 50 mil unidades de marmitas por mês.
“É de extrema importância presenciar o desenvolvimento de um negócio inovador e ESG ao mesmo tempo, como é o caso da Eats for You. Na Alelo oferecemos para nossos colaboradores as refeições da Eats For You, pois, além de sermos parceiros e apoiadores do negócio da empresa, acreditamos nos benefícios da alimentação mais saudável, na cadeia sustentável e no movimento empreendedor gerados por meio da foodtech ”, destaca Márcio Alencar, diretor de Estratégia Digital, Marketing e Negócios da Alelo.
A parceria com a Copa Energia, fruto da fusão da Copagaz com a Liquigás, também tem sido essencial para levar insumos básicos às famílias produtoras. Essas ações evidenciam o compromisso da Eats For You em aliar tradição com tecnologia e impacto social.
“A Copa Energia, por meio de seu laboratório de inovação (o Copa Labs) e um time multidisciplinar, composto por integrantes dos times de Sustentabilidade e RH, firmou a parceria com a Eats For You visando fornecer comida saudável e de qualidade para seus colaboradores. A possibilidade de realizar essa tarefa e impactar positivamente a sociedade só favoreceu a aceleração deste projeto. Além disso, os modelos de negócio da Eats For You e da Copa Energia possuem grande sinergia, o que possibilita para ambos vislumbrarem outras oportunidades de parceria que gerem negócio e impacto positivo, seja com o fornecimento do gás de cozinha para a cocção dos alimentos ou combatendo o uso de lenha e outros energéticos domiciliares que causam danos à saúde das pessoas”, diz Natália Gil, Especialista de Inovação da empresa.
Eats For You adere ao modelo de “honest market” e mira adesão
A empresa passou a aderir, dentro do mercado B2B2C, o modelo de “honest market”, em que o consumidor vai até a gôndola do produto, disponível dentro da empresa, e pelo sistema de autoatendimento realiza suas compras sem a necessidade de interação com um vendedor. O B2B, outro modelo adotado pela Eats for You, tem tido sucesso com foco na distribuição de frutas para colaboradores de outras empresas. O novo formato tem conquistado uma adesão significativa, com mais de 20 mil unidades de frutas entregues mensalmente. Além disso, a Eats For You proporciona treinamentos de higienização das frutas e embalagens seguras, garantindo qualidade aos clientes enquanto gera renda às famílias parceiras.
A Eats For You viu seu valuation crescer mais de cinco vezes durante o período de pandemia. O recebimento da rodada série A em abril de 2022 impulsionou ainda mais seu crescimento, com um aumento de mil por cento no segundo trimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Nelson destaca que, em cinco anos, a startup passou por três modelos de negócio, a essência do propósito de transformação social por meio da alimentação nunca mudaram.
“Durante a pandemia, falavam que estávamos todos ‘no mesmo barco’. Não estávamos. Tinha gente que estava de boia, e tinha gente de iate. A gente provou que mesmo diante das adversidades, é possível crescer, inovar e transformar vidas, sem nunca tirar os olhos do propósito”, finaliza.
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