A corrida entre as big techs para saber quem dominará o mercado com o uso da Inteligência Artificial continua. Recentemente, o Google lançou diversas atualizações em suas ferramentas, incorporando inteligência artificial (IA), com o objetivo de competir com o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI e apoiado pela Microsoft.
Em março, a companhia anunciou vários recursos de IA para seu conjunto de aplicativos Workspace e renomeou suas ferramentas para Duet AI – mas eles ainda não estão disponíveis para o público em geral. A empresa também lançou um novo recurso chamado “Sidekick”, capaz de ler, resumir e responder a perguntas em documentos em diferentes aplicativos do Google.
O Duet AI inclui assistência de redação no Documentos e no Gmail – para celular também, onde será marcado como “Me ajude a escrever”, geração de imagens para Apresentações, resumos automáticos de reuniões para o Meet, criação de planilhas através de simples comandos no Google Planilhas e muito mais. Para ter acesso a essas novas ferramentas, o usuário precisará se inscrever no Workspace Labs e entrar em uma lista de espera.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Documentos com Inteligência Artificial
Gmail com Inteligência Artificial
Google Bard
Ainda essa semana, na terça-feira (23), o Google anunciou que vai começar a fazer testes com anúncios nos resultados de busca gerados por IA. A novidade é mais uma expansão do Bard, o modelo de chatbot da empresa que agora também responde em forma de imagens. A ferramenta Search Generative Experience, que faz parte do ecossistema do Bard, é incorporada ao mecanismo de busca do Google.
Essa atualização também permite que os usuários peçam ao Bard para resumir um artigo ou história específicos ou para dar uma explicação rápida de um tópico sem se aprofundar muito. Além disso, o Bard agora também pode identificar fontes de dados para suas respostas, exibindo números ao lado das respostas. Quando clicados, esses números permitem que os usuários identifiquem facilmente a seção do texto que corresponde à fonte e naveguem até ela.
Magic Compose
Outra novidade é o novo recurso de inteligência artificial chamado Magic Compose para o Google Mensagens (“Messages”) do Android, que gera respostas de mensagens com base no contexto da conversa e informações coletadas pelos servidores do Google e permite que o usuário escolha entre diferentes estilos, desde o formal até o poético.
Magic Editor in Google Photos
Desde o seu lançamento em 2015, o Google Fotos usa IA para ajudar o usuário a aproveitar ao máximo suas memórias, desde a organização automática até a ajuda na edição com ferramentas avançadas, como Magic Eraser e Photo Unblur. Agora, a empresa avançou e lança uma nova experiência de edição experimental que usa IA generativa para ajudar o usuário a editar suas fotos, sem precisar ter muita experiência com edição. Confira como funcionará a edição no site do Google.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.