Por Bruna Galati
Empresas são feitas por pessoas. Elas pensam, usam sua criatividade, energia e conhecimento para fazê-las existir e crescer. Com isso, é quase impossível separar o crescimento da empresa com o crescimento dos colaboradores. Essa afirmativa é de Daniele Malafronte, fundadora da Diversidade Importa, que compartilha dicas para estimular o desenvolvimento aqueles que trabalham em uma companhia.
Daniele Malafronte explica como medir o crescimento de um colaborador
Segundo a especialista em RH, as empresas escolhem suas próprias “réguas” para medir o desempenho e o crescimento dos colaboradores. Tudo varia conforme os valores, as culturas das organizações e o crescimento do próprio negócio.
A habilidade que mais pode auxiliar no desenvolvimento do profissional é o autoconhecimento, especialmente para os líderes, que guiarão essa evolução. “É fundamental se conhecer, entender seus motivos, razões e onde pretende chegar com a sua equipe, para então ter abertura de ouvir seus colaboradores, fazer a gestão das emoções separando as suas das emoções dos outros, sem esquecer de se expressar de forma adequada e assertiva”, afirma Daniele.
Além disso, o RH é fundamental nesse processo, uma vez que é a ponte entre a estratégia da empresa e as pessoas que trabalham nela. Seu papel é de criar mecanismos, ainda que não totalmente formalizados, em programas ou processos, para que as decisões sobre contratações, treinamentos, avaliações de desempenho e até as demissões ocorram de forma coerente com os objetivos da companhia.
Já o papel do gestor é transmitir adequadamente as diretrizes da empresa. “O objetivo é fazer com que todas as pessoas entendam a mensagem e se sintam motivadas a seguir aquela direção. A liderança que deve comunicar para a alta direção quais são as dificuldades, os anseios e as necessidades das pessoas para que se mantenham engajadas, saudáveis, produtivas e, sobretudo, realizadas.”
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Como garantir a motivação dos colaboradores?
Além de promoções e benefícios, Daniele indica que ter um salário justo, compatível com as suas responsabilidades e que dê às pessoas um conforto financeiro é importante para manter e garantir a motivação do colaborador. “Não dá para falar de motivação se não houver esse primeiro ponto, mas também não podemos parar por aí.”
O ambiente também é um ponto fundamental nesse tópico. As pessoas precisam estar confortáveis para compartilhar suas ideias e sentir que estão sendo ouvidas, além de que deve ser um espaço onde elas percebam uma evolução no desenvolvimento, em termos de experiências e conhecimento.
Do ponto de vista individual, Daniele explica que é importante o líder entender quais são as motivações de cada pessoas. “Algumas são motivadas pelo desafio, outras gostam da estabilidade e de processos estruturados. É uma habilidade de liderança perceber essas diferenças e proporcionar, na maior parte do tempo, que as pessoas estejam realizando suas funções em consonância com suas preferências.”
Dicas para estimular o crescimento do colaborador?
Primeiro passo
Responda algumas questões que darão direção para as ações:
- Quais resultados a empresa pretende alcançar?
- Analisando internamente, como a empresa entende que poderá chegar a esses resultados?
- Que comportamentos os colaboradores precisam manifestar para que esses resultados sejam atingidos e como estimular estes comportamentos?
Daniele dá um exemplo sobre o primeiro passo: se uma empresa deseja se posicionar como uma marca inovadora, internamente ela precisa ter processos ágeis e um ambiente que favoreça a criatividade. “As pessoas precisam, portanto, serem flexíveis, estarem motivadas a pensar em novas soluções e conviverem bem com tentativas e erros. Isso pode ser alcançado com uma liderança que estimule a diversidade de ideias e que valorize o sucesso, mas também o processo de criação.”
Segundo passo
O segundo passo é conhecer as pessoas que trabalham na empresa e buscar ao máximo alinhar as suas expectativas pessoais e profissionais com as necessidades da companhia. Por isso, é muito importante envolver os colaboradores nas conversas e decisões. “O crescimento e o amadurecimento acontecem ‘de dentro para fora’, a pessoa sempre será o centro deste processo.”
Terceiro passo
Por último, para que este crescimento se sustente, é preciso reconhecer, valorizar e recompensar as pessoas ao longo do caminho.
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