O pitch é a principal forma de apresentar seu negócio. Conversando com investidores, o empreendedor precisa levar dados que comprovem a eficiência e solidez de sua ideia. Sendo uma conversa rápida, o discurso precisa ser recheado com informações, mas que não deixe com que os investidores percam a atenção.
“No Pitch, a chave é explorar suas paixões e conhecimentos enquanto entende as necessidades específicas do seu investidor-alvo. Seguindo essas dicas, você pode garantir que sua startup possa se destacar da multidão e atrair o investidor certo para você. Com muito trabalho e dedicação, você pode tornar seu sonho uma realidade”, comenta João Kepler, um dos principais investidores-anjo do Brasil.
Conheça 5 formas de alinhar seu pitch e não ser pego de surpresa pelos investidores:
1-Entenda do assunto
Ninguém conhece seu negócio melhor do que você! Os investidores estão ansiosos para ouvir seu pitch e falar da sua ideia, é preciso passar confiança em seu discurso e mostrar os motivos de sua ideia receber investimento e crescer como um negócio sólido. Ao final do pitch, é normal que os investidores perguntem ao empreendedor sobre o próprio negócio, e o responsável precisa estar ciente e preparado para respondê-las.
2-Traga números que comprovem o que você diz
O principal fator para um bom pitch é a comprovação da ideia, por isso, é importante trazer os números já alcançados e analises de mercado. Mostrar o potencial de crescimento e novos mercados a serem seguidos deve vir junto com esse ponto. Além disso, é importante mostrar matematicamente que seu negócio é a melhor escolha de investimento disponível, se comparando com players rivais.
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3-Conheça seus investidores
Uma breve pesquisa sempre ajuda na hora de discutir com seus investidores. É importante saber tamanhos de aportes já realizados, mercados que investiram e interesses em comum. Vale lembrar que no pitch o empreendedor se torna um vendedor de ideias, e conhecer seu público-alvo de investidores é indispensável.
4-Aponte seus diferenciais
Segundo a Abstartups, existem 14 mil startups em operação no Brasil, mas por que os investidores devem escolher você dentre todas as outras? É preciso que o investidor tenha noção do espaço que seu negócio ocupa no mercado, e como ele pode mudar essa visão. Cabe ao empreendedor mostrar que seu negócio chama atenção se comparado a outros players do ecossistema de inovação.
5-Seja direto
A essência do pitch é que seja um formato rápido, mas informativo para quem assiste. É preciso prender a atenção dos investidores na hora do seu discurso. Conhecido no mercado como uma “conversa de elevador”, o empreendedor precisa manter uma linha concreta de ideias a serem passadas, mas não se pode criar um pitch como um discurso decorado, os investidores podem fazer perguntas para testar o preparo do empreendedor.
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