A DataTech Club, edtech focada em dados, acaba de lançar um curso de storytelling gratuito. O objetivo é estimular o nível de senioridade de profissionais para contar histórias com dados em apresentações para negócios. As inscrições estão abertas e as aulas online começam nesta quinta-feira, 8.
Para o sócio da DataTech, Diego Senise, as pessoas dedicam muito tempo às análises estatísticas, entretanto, dedicam pouco tempo na construção da apresentação e do storytelling. “O curso ajudará gestores que lidam com dados a tornar suas apresentações mais claras e persuasivas”, explica.
Segundo o executivo que comandará as aulas, grande parte do sucesso em conseguir as aprovações de planos ou orçamentos depende da performance da narrativa e de como se traduz didaticamente uma enormidade de dados em recomendações simples. E isso serve para profissionais tanto os focados em áreas de negócios (vendas, marketing, RH, operações) quanto os profissionais de áreas técnicas (analytics, business intelligence, ciência de dados).
O storytelling que significa “contar histórias” é um das habilidades mais importantes para que os gestores conduzam uma reunião para uma tomada de decisão e responsável por impulsionar a carreira de profissionais de diferentes áreas. Utilizado nas corporações, a técnica desenvolve uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca.
Para que serve o storytelling?
A ideia de promover o curso acontece após observar que profissionais que trabalham com dados e tecnologia sentem dificuldades em construir relatórios e fazer apresentações remotas ou presenciais, de contar histórias convincentes e defender ideias de projetos.
As aulas serão baseadas em um framework para a construção passo a passo de apresentações e palestras convincentes. Serão mostrados exemplos práticos de como usar dados de forma eficaz, didática e que gere valor para o público. A abordagem serve tanto para interações presenciais quanto remotas.