Nesta terça-feira (22), a Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, em parceria com a agência de live marketing 360, Just Live, fez uma superlive diretamente de um estúdio montado no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, para que empresas recebessem dicas e construíssem estratégias para se preparar da melhor forma em datas de grande movimentação para o comércio, mais especificamente a Black Friday.
Junto aos convidados Facundo Guerra, um dos mais bem-sucedidos empresários do país, e Flávia Paixão, fundadora da edtech Empreender com Paixão, a apresentadora e jornalista Christiane Pelajo comandou a conversa com seus insights e percepções. Confira os destaques do papo, disponível no canal do YouTube da Omie e em seu Instagram:
Copa do Mundo + Black Friday + Natal
Os convidados começaram o papo dizendo que a preparação da Black Friday não começa há um mês da data, mas sim um ano antes, para que o comércio guarde caixa e tenha condições de liberar grandes descontos, como -70%, por exemplo.
“É preciso ter planejamento para negociar com fornecedores e escolher os produtos certos para ter descontos agressivos. O empreendedor não estará perdendo dinheiro, porque traçou uma estratégia no começo do ano e tem caixa. Ele pode até empatar, mas pode criar combos e vendas estratégicas, o que gera mais lucro no final”, explica Guerra.
Atender o cliente, fazer marketing e cuidar das redes sociais dão brilho no olhar do empreendedor, mas Facundo lembra que a parte estratégica do planejamento, que tende a ser mais burocrática, é o que vai diferenciar um bom empreendedor de um com menos qualidades.
Flávia falou sobre a importância de unir as datas comemorativas: “Pela primeira vez a Copa do Mundo caiu na mesma época que a Black Friday, e logo depois vem o Natal. É importante agrupar esses períodos e criar estratégias de vendas em conjunto”, explica.
A empreendedora também levantou pontos sobre a importância de se entender como montar estratégias para facilitar a vida de quem assistirá aos jogos, por exemplo, uma vez que grande parte dos consumidores estão ocupados trabalhando e esquecem de fazer compras.
“A função do comércio é antecipar os desejos dos clientes e preparar produtos que eles buscarão para acompanhar as partidas. O consumidor pode ver algo que não esteja diretamente ligado com esse momento e perceber que precisava dele, como um kit com comidas e bebidas. O mercado está com essa energia de consumir e é preciso aproveitá-la de todas as formas, mesmo que o produto não esteja vinculado com a Copa do Mundo”, explica Paixão.
Por outro lado, o consumidor recebe muita informação de promoções, e Flávia ressalta que é preciso focar em como se destacar no meio de tantas abordagens. “Como faço para vender bem? Como passo uma boa imagem da minha marca e um bom atendimento? Como meus clientes continuam comprando de mim?”, questiona a empreendedora, que indica usar esse período de vendas intensas para gerar conexões com o mercado, se reinventar e inovar para manter as altas de compras.
Criar uma história para seu produto
Facundo Guerra acredita que o empreendedor precisa contar uma história, uma vez que ninguém compra o produto por si só, mas sim a solução que esse produto possa resolver. Muitos estabelecimentos vão participar da Black Friday com grandes descontos, mas, como se destacar no meio de todos? Criando o seu personagem e a sua história com a data comemorativa.
“Uma marca que sigo criou uma historinha para vender mais, onde a Black Friday era um personagem, estava presa e conseguia escapar, acabando com todo estoque da loja. Essa marca está contando uma história para vender o produto dela, sem focar só nos descontos, e é assim que vai se destacar dos demais”, explica Guerra.
O empresário explica que, por meio do storytelling, o empreendedor captura a atenção do cliente, podendo, em seguida, focar no contato com ele, como se fosse um atendente nas lojas físicas, mas respondendo e dando suporte até mesmo pelas redes sociais.
Já para Flávia, é importante que o contato com o consumidor seja personalizado, para que ele se sinta próximo da marca. “Desde o início de um negócio, é preciso humanizar a marca, mostrando como tudo começou, como são os bastidores dos novos produtos, etc. Se a marca fosse uma pessoa, qual seria sua identidade? Como se comunicaria? Para que gerar essa conexão com o consumidor? Tudo isso é respondido ao observar o que seus clientes procuram em seus produtos”, reforça a empreendedora.
Descontos pontuais
Facundo considera as ações de vendas da Black Friday como uma estratégia de marketing e não apenas como descontos pontuais nos valores dos produtos. “A data se tornou uma maneira de captar clientes e construir uma relação para que se possa vender o ano todo, trazendo aquela experiência de compras que temos nos shoppings centers ou supermercados”.
Para Guerra, outra estratégia é focar os descontos em determinados produtos: “por exemplo: A Argentina perdeu algum jogo, então vamos diminuir o valor das picanhas argentinas. Ou ainda, eu zeraria meu lucro em itens pontuais, como uma cerveja, um feijão, uma picanha. Isso gera barulho nas redes sociais e faz as pessoas falarem da marca. Isso gera tráfego para a loja e, consequentemente, a venda de outros produtos”, explica Guerra.
Para aplicar essa tática, é preciso olhar para o ambiente digital da empresa. No Instagram, por exemplo, é possível criar um destaque exclusivo para a Black Friday e compartilhar tudo sobre os descontos, quais são eles, até quando vão durar, se há brindes para quem comprar algo, como o produto chegará até o consumidor, etc.
“Muitas vezes o empreendedor não se prepara para receber o cliente pelas redes sociais, mas ele precisa estar presente em todas ferramentas que essas pessoas estiverem buscando. Não existe mais digital e físico, tudo está conectado”, finaliza Flávia.
Omie anuncia promoções especiais
A Omie, que celebrou nove anos em outubro, não poderia deixar de fazer promoções exclusivas para quem acompanhou a live. Os novos clientes que contratarem a versão completa do ERP – sistema de gestão integrado com capacidade de atender empresas de qualquer tamanho e segmento – o Omie.Full, receberão 50% de desconto nos seis primeiros meses de uso, além de 4 horas de consultoria ao vivo e treinamento exclusivo para utilizar o sistema Omie da melhor forma possível. A promoção será válida até o dia 30 de novembro, basta acessar o site omie.com.br/live
Com mais de 110 mil clientes no ERP, a Omie contou com parceiros especiais durante a Super Live, como a Pantys, marca de roupas íntimas absorventes clinicamente testadas, que estava com descontos exclusivos para quem acompanhasse o conteúdo. Quem também marcou presença foi a Amyi, primeira beautytech de perfumaria brasileira.
Além da live, a Omie também promoveu uma ativação interativa com uma cabine de vento para quem passou pela área externa do shopping na segunda-feira (21). Os participantes tiveram a chance de ganhar brindes de clientes como a Pantys e itens personalizados da empresa.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.