Depois de dois anos com o encontro online, devido à pandemia da Covid-19, o RD Summit voltou a reunir milhares de pessoas em Florianópolis para falar de Marketing, vendas, Tecnologia e Inovação na Comunicação.
O RD Summit é considerado o maior evento de marketing e vendas da América Latina. Completando 10 edições em 2022, o evento levará mais de 130 palestrantes para os palcos de Florianópolis em três dias de realização.
Uma das temáticas presentes no primeiro dia foi o uso do WhatsApp que, cada vez mais, vem se destacando como ferramenta essencial para vendas. Guilherme Horn, Head do WhatsApp no Brasil, mostrou que 60% das pessoas preferem fazer uma compra por mensagem do que ir a uma loja e 82% querem ter a opção de se comunicar com uma empresa por meio de mensagem.
A importância do WhatsApp foi tema também da palestra do CEO da RD Station, Eric Santos, organizador do evento. O RD Station tem intensificado a parceria com o WhatsApp, da Meta, para oferecer soluções capazes de aprimorar as estratégias de marketing de pequenos e médios empreendimentos.
“O WhatsApp socorreu as empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19. Com essa parceria, lançamos ferramentas dentro do conceito convertional para melhorar a experiência do cliente”, explicou Eric na abertura do evento.
Startups no RD Summit
Pensando nesse espaço criado pela ferramenta, a Octadesk, startup que faz parte da Locaweb Company, anunciou o lançamento do primeiro chat-commerce para WhatsApp no Brasil durante o primeiro dia do RD Summit.
A novidade auxilia na comercialização online de produtos e serviços com uso de tecnologia para interagir com o cliente final e otimizar a experiência de compra. Por meio do próprio WhatsApp, o público utilizou, em primeira mão, o chat-commerce para escolher e ganhar uma camiseta exclusiva da Paranoid Music Store, loja criada pelo músico PJ, baixista da banda Jota Quest.
A experiência do cliente também foi destaque no primeiro dia. Neste cenário, a CM.com, empresa que adquiriu recentemente a Building Blocks, startup que usa Inteligência Artificial para o comércio conversacional, fez demonstrações ao vivo das plataformas de atendimento e do chatbot que podem ser integrados aos principais canais como WhatsApp Business API, Instagram, Google Business Messages, entre outros.
A ideia da CM.com é centralizar, no mesmo local, histórico do atendimento ao cliente numa única plataforma omnichannel, com um mesmo canal para vários pontos de venda, unificando a comunicação.Neste contexto, o WhatsApp Business API funciona como o principal canal, gerando melhor conversão nas vendas.