Mais da metade dos consumidores latino-americanos ficam frustrados com longos formulários de login, inscrição e envio de informações privadas toda vez que entram em um novo e-commerce. Os dados são da pesquisa conduzida pela YouGov, que entrevistou mais de 17 mil consumidores em 12 países. Essa insatisfação faz com que 87% dos brasileiros abandonem o carrinho e não façam a compra.
Pensando nessa dor do mercado e tendo experiência com uma empresa de e-commerce que vendia todos tipos de produtos para diversos países, Lucas Castellani fundou o Cartpanda, com o propósito de trazer os métodos e tecnologias que tinham boas performances no exterior para o Brasil.
Agora, o checkout transparente está disponível no mercado nacional e as empresas têm o suporte para facilitar a finalização da compra dos clientes, sem longas etapas em inúmeras páginas – tudo é feito de forma ágil em um único lugar. “Diversas lojas forçam o cliente a ter cadastro para finalizar sua compra e ele desiste no meio. Nós tiramos todas as etapas que façam ele sair do site, damos visibilidade para a finalização da compra. Essa é a peça crucial para gerar lucro em um negócio”, explica Castellani.
Criada em 2020 em meio ao boom do e-commerce que aconteceu no início da pandemia, o Cartpanda é uma plataforma que permite a criação e o gerenciamento de lojas virtuais, sendo um facilitador na jornada digital das marcas. O empresário tem 14 dias grátis para experimentar as soluções da startup, com 6 layouts disponíveis para desenvolver sua loja, além do acesso a um ecossistema de aplicativos próprios e integrações com terceiros para fomentar o lucro da loja.
Depois do período, ele pode contratar o serviço da empresa, que tem 4 tipos de plano. A startup oferece várias ferramentas para que o empresário integre os produtos da sua loja em uma landing page – que dá oportunidade ao cliente de escolher seu produto. É possível criar links e botões personalizados que o levam direto ao checkout com alguns itens já selecionados e outras funcionalidades.
“Começamos a nossa operação como uma plataforma de checkout transparente para as marcas converterem mais, mas, percebemos que o mercado demandava muito mais. Hoje, temos como foco não só apoiar a criação de lojas, mas também ser quem as ajudou a vender mais e escalar os negócios com foco em performance”, afirma o CEO.
Caminhando para oferecer um serviço 360, recentemente a companhia lançou o próprio gateway de pagamento – serviço mantido por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transações feitas online em websites de empresas ou pessoas físicas.
O gateway protege as informações de cartões de crédito bem como outros dados sensíveis por meio de criptografia para garantir que as informações trafeguem de forma segura entre o computador do cliente para o do vendedor e do vendedor para a instituição financeira que irá processar o pagamento. A taxa de aprovação do Cartpanda Pay é acima de 92% e tem sistema antifraude.
Principal player dos e-commerces brasileiros
De olho em se tornar um dos principais players do mercado, a Cartpanda está entre o hall das startups aceleradas pela Y Combinator, uma das aceleradoras mais renomadas do mundo e recebeu aporte de US$ 125 mil. Somente no ano de 2022 a empresa já viu faturamento aumentar em mais de 300% ajudando empreendedores a venderem produtos na internet.
Depois de ter se tornado um dos principais nomes do mercado para clientes em modelo dropshipping, ou seja, e-commerces que trabalham sem estoque, a Cartpanda pretende trazer para o portfólio marcas que trabalham com estoque no Brasil, e assim alcançar um outro tipo de cliente.
“Uma das tendências que vejo para o mercado são as DNVBs, ou seja, as marcas nativamente digitais, que não param de crescer e cada vez mais precisam de um ecossistema que consiga lhes fornecer produtos para performance e escala, com todo suporte que elas precisam. Mas, o crescimento das compras online é um caminho sem volta e por isso é importante olharmos para todos os tipos de empresas”, finaliza Castellani.