A Amazon adquiriu a iRobot, empresa que fabrica computadores e produtos eletrônicos, por US$ 61 por ação em dinheiro avaliada em aproximadamente US$ 1,7 bilhão, incluindo a dívida líquida da iRobot.
A iRobot tem um histórico de facilitar a vida dos clientes com produtos de limpeza inovadores para o lar e continua a inovar com cada geração de produto, resolvendo problemas difíceis para ajudar a dar aos clientes um tempo valioso de volta ao seu dia.
“Sabemos que economizar tempo é importante e as tarefas exigem um tempo precioso que pode ser melhor gasto fazendo algo que os clientes adoram”, diz Dave Limp, vice-presidente sênior da Amazon Devices.
“Ao longo de muitos anos, a equipe da iRobot provou sua capacidade de reinventar a forma como as pessoas limpam com produtos incrivelmente práticos e inventivos – desde a limpeza quando e onde os clientes desejam, evitando obstáculos comuns em casa, até o esvaziamento automático da lixeira. Os clientes adoram os produtos iRobot – e estou entusiasmado por trabalhar com a equipa iRobot para inventar formas que tornem a vida dos clientes mais fácil e agradável”, complementa Limp.
“Desde que começamos a iRobot, nossa equipe tem a missão de criar produtos inovadores e práticos que facilitem a vida dos clientes, levando a invenções como o Roomba e o iRobot OS”, explica Colin Angle, presidente e CEO da iRobot.
“A Amazon compartilha nossa paixão por criar inovações inteligentes que capacitam as pessoas a fazer mais em casa, e não consigo pensar em um lugar melhor para nossa equipe continuar nossa missão. Estou muito empolgado por fazer parte da Amazon e ver o que podemos construir juntos para os clientes nos próximos anos.”
A Amazon já possui a assistente virtual Alexa, Ring, que monitora residências, e um termostato inteligente, oferecendo uma gama de produtos na categoria “internet das coisas”, explica Ethan Glass, especialista antitruste do escritório de advocacia Cooley LLP.
A conclusão da transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação dos acionistas da iRobot e aprovações regulatórias. Após a conclusão, Colin Angle permanecerá como CEO da iRobot.