A Nano Art Market, marketplace que comercializa e entrega obras de arte a nível nacional, adquiriu a marca Tropix, que faz parte de um seleto grupo entre as maiores plataformas de NFTs (token não fungível) do Brasil.
As duas empresas receberam aportes recentemente; a Tropix divulgou 2 milhões de dólares por parte de diversos investidores, entre eles a 2TM, holding que controla o mercado bitcoin e que, recentemente, também anunciou investimento na Nano Art Market.
“Essa aquisição une duas empresas que acreditam na horizontalização do mercado de arte. Agora, passamos a contar com o maior hub de conteúdo de arte, presente em 11 plataformas diferentes: Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, LinkedIn, Twitter, Podcast, WhatsApp, E-mail, Telegram e Discord, além da Escola Nano de Arte e Mercado, com mais de 400 alunos inscritos”, comenta Thomaz Pacheco, CEO da Nano Art Market.
Além de comercializar as obras, a Nano Art Market conta com uma tecnologia própria para realizar toda a logística de envio das obras e atendimento ao cliente e, em breve, apresentará ao mercado um software próprio para organizar todo o acervo de obras, físicas e virtuais, de mais de 55 galerias parceiras.
Fabio Szwarcwald, sócio da W3Block e da Tropix e que agora também passa a integrar o Conselho da Nano Art Market, afirma que o mercado de NFTs segue em expansão no Brasil devido à segurança e à transparência. “Ao longo do tempo, as pessoas vão se acostumar a comprar obras de artes digitais via contrato de NFT, que são certificadas digitalmente, com um contrato inteligente. A negociação poderá ser realizada no marketplace ou no próprio site da galeria. Estamos otimistas com esse novo cenário”.
A operação visa posicionar a empresa como a maior plataforma online do mercado de arte do país. Com a transação, a Nano Art Market passará a operar o marketplace Tropix e a W3Block continuará como fornecedor tecnológico da operação.
A negociação promete fomentar uma área já movimentada, que segundo o relatório Hiscox Online Art Trade Report, o mercado de arte online tem sido avaliado em cerca de US$ 13.5 bilhões, representando quase o dobro do que em 2021.
* Foto em destaque: Thomaz Pacheco, CEO da Nano Art Market e Fabio Szwarcwald, sócio da W3Block e da Tropix