A Alibaba é uma das maiores empresas da China e do mundo. Se hoje você não está acostumado ao nome, deveria. A companhia, que detém grande parte do poder na Ásia, pretende expandir seu domínio para o Ocidente, começando por uma oferta pública de suas ações nos EUA.
O IPO já é um dos mais esperados e misteriosos da indústria de tecnologia. O objetivo da Alibaba é vender cerca de 277,8 milhões de ações, aproximadamente 12% da empresa. Dependendo do valor das ações, ela pode arrecadar entre US$ 16,2 bilhões e US$ 28,2 bilhões.
A Alibaba, que nasceu em 1999, tem o objetivo de durar no mínimo 102 anos, e chegar ao século XXII. E para isso, ela quer redefinir o e-commerce. No momento, sua aposta para isso são seus serviços Taobao, um marketplace semelhante ao eBay, o TMall, um hub de vendas para marcas venderem diretamente a consumidores; 1688.com, um site geral de vendas; o Juhuasuan.com, de vendas diárias; e o Aliyun.com; serviço de cloud computing.
Os números conquistados são grandes. Em 2013 Alibaba deteve 76% dos consumidores online da China, o que se traduz em 231 milhões de compradores para 8 milhões de vendedores, que venderam 11,3 bilhões de produtos – uma média de 49 por pessoa.
Para isso tudo acontecer, a companhia conta com 20.884 funcionários. Entre eles, o fundador, Jack Ma, dono de 8,9% da empresa, e visto por muitos como uma personalidade tão forte e inspiradora como Steve Jobs ou Bill Gates. Hoje, Ma não atua mais como CEO, mas ainda é uma figura forte lá dentro.
O lucro da empresa ainda cresce rapidamente. Se entre 2012 e 2013 o número foi de US$ 5,6 bilhões; no ano seguinte já foi de US$ 6,5 bilhões. Esses números mostram como a vinda da Alibaba pode incomodar seus concorrentes diretos, principalmente Amazon e eBay. Mas, o buraco é mais embaixo, principalmente para o Yahoo. Acontece que em 2002 o Yahoo comprou 40% da Alibaba.
Hoje, a empresa liderada por Marissa Mayer, é dona de “apenas” 22,6%” do estoque, o que ainda é muita coisa. Ao que tudo indica, eles pretendem parte de suas ações no IPO, o que pode gerar até US$ 15 bilhões de receita para o Yahoo. No entanto, eles só podem vender se a Alibaba permitir. De qualquer forma, o sucesso do IPO da chinesa está diretamente ligado ao sucesso dos caixas do Yahoo. E o mundo tecnológico ocidental deverá sentir o baque.
Com informações da Cnet.